Cultura

Planetário é atração na abertura da 17ª Semana da Astronomia

Alunos do 4º ao 9º ano das escolas municipais recebem aula prática dentro de nave inflável. Programação é enriquecida por várias outras atividades previstas para o Parque da Ciência.

IPATINGA – A quadra da Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã, em Ipatinga, se transformou em uma atração “de outro mundo”, nesta segunda-feira (13). Um grande Planetário Móvel foi instalado no local para receber os alunos do 4º ao 9º ano da rede municipal de ensino. A atração – que continuará sendo visitada até a próxima sexta-feira (17) – faz parte das atividades propostas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, dentro da 17ª Semana da Astronomia do Parque da Ciência.

Dez escolas, que foram divididas em dois turnos de cinco, vão poder visitar o Planetário, por dia. Dentro dele, os alunos participam de uma sessão explicativa de aproximadamente 40 minutos, como consta do Projeto Móbile. Os estudantes terão, durante toda a semana, uma aula lúdica sobre o Universo, dentro de um modelo de nave inflável.

RIQUEZA

Maravilhado com o que viu dentro do Planetário, o aluno do 7º ano da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, Gabriel Lage de Oliveira, saiu convicto de que a experiência vivida durante a aula prática será de extrema importância para sua participação na OBA e também para sua vida acadêmica. “Tudo é muito real lá dentro, foi uma experiência incrível” – descreveu, para complementar em seguida: “Estávamos concentrados ouvindo as informações quando, de repente, começaram a aparecer hologramas das estrelas, corpos celestes, satélites naturais da Lua e os planetas rochosos e gasosos. Tivemos a oportunidade também de saber a densidade dos planetas e quanto tempo um deles demora para dar uma volta em torno do Sol. Tenho certeza de que essa oportunidade fará uma diferença enorme na hora de fazer a prova e também por toda a minha vida”, refletiu o estudante, cheio de entusiasmo.

A assessora de Ciência da Secretaria de Educação de Ipatinga, Samila Pereira Nardy Mendes, reforçou que as atividades preparadas para a Semana de Astronomia são mais um incentivo ofertado aos estudantes da rede para se empenharem na OBA. “Já estamos na 22ª edição da Olimpíada Nacional de Astronomia e Astronáutica e, a cada ano que passa, os alunos se interessam e se encantam mais com o tema. Além de aprofundar o aprendizado dos estudantes, o Planetário oferece uma noção interessante sobre a preservação do meio ambiente, uma conscientização acerca do bem maior do nosso planeta”, explicou a assessora, completando que este ano os alunos de 18 escolas municipais irão participar das provas da OBA.

PROGRAMAÇÃO

A 17ª Semana da Astronomia do Parque da Ciência está integrada à Semana Nacional de Museus. Neste ano, o evento tem como tema “Lua: nosso maior satélite”, em comemoração ao cinqüentenário da chegada do homem ao único satélite natural da Terra.

Ainda durante a Semana (de 13 a 18 de maio), a expectativa é que o Parque da Ciência receba mais de 500 alunos para assistir o vídeo informativo ‘ABC da Astronomia’ e também participarem do jogo ‘Trilha da Lua’, além de oficinas sobre a temática. As atividades acontecem de 8h às 11h e de 13h30 às 16h45.

Já no dia 16, próxima quinta-feira, de 19h às 21h30, na área externa do Parque da Ciência, será exibido o filme “Estrelas além do tempo”, numa atividade de cinema comentado. Logo após, uma observação astronômica com telescópio será realizada no local. O evento é aberto a toda a comunidade e terá entre os presentes os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A secretária municipal de Educação, Eva Sônia, explica que todas essas atividades foram pensadas e planejadas de forma atrativa, com intuito de facilitar o aprendizado e despertar o interesse dos alunos para as questões ligadas à área de Astronomia e Astronáutica. “Acreditamos que inseri-los dentro do contexto da Astronomia de uma forma divertida, prática e lúdica é a melhor maneira de absorver todo o conteúdo proposto para a prova da OBA como também para melhor compreensão de tudo que é ensinado em sala de aula. É gratificante ver a felicidade dos alunos após saírem de dentro do Planetário”, comentou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com