Cidades

PL que institui presença de doulas em hospitais é aprovado

Projeto passará ainda pela Comissão de Saúde; se aprovado, será enviado ao Plenário para apreciação em dois turnos  

IPATINGA – Aprovado na Comissão de Legislação, Justiça e Redação o substitutivo ao Projeto de lei nº 143/19, que dispõe sobre a permissão do trabalho das doulas em hospitais, casas de parto, estabelecimento hospitalar congêneres da rede pública e privada da cidade de Ipatinga, escolhida livremente pela parturiente. Atualmente, as doulas sem vínculo com o estabelecimento hospitalar não têm permissão de atuar.

De autoria da vereadora Lene Teixeira (PT), conforme a proposta, doulas são profissionais escolhidas livremente pela gestante, “que visem prestar suporte contínuo ao ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e o bem-estar da gestante”, diz artigo da proposta. 

“A doula não substitui em hipótese alguma ninguém da equipe médica que realiza o parto, pois ela não realiza procedimentos médicos e nem técnicos, mas auxilia a futura mamãe a controlar suas dores, acompanha seu processo natural, lhe dá força e conforto neste momento tão especial”, explicou a doula Rafaella Souza.

DOULA

De origem grega, a palavra doula significa mulher que serve e é o nome dado às profissionais que auxiliam as mães no trabalho de parto, ficando com a parturiente desde seus primeiros sinais de parto até o nascimento do bebê.

Elas são mulheres treinadas para atender parturientes nos hospitais públicos do país. Capacitar acompanhantes de parto, voluntárias ou funcionárias de Centro Obstétrico para que estejam aptas a acompanhar parturientes, em qualquer estágio do trabalho de parto, é uma das atividades destas profissionais. Elas devem proporcionar conforto físico, emocional, afetivo e psicológico às gestantes, tornando a experiência de parto positiva.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com