Cultura

Pirilampo encena Estatuto da Criança e do Adolescente

TIMÓTEO – Aprender sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre Cidadania por meio do teatro. Esta foi a oportunidade que as crianças do Grupo Pirilampo tiveram com a finalização de um dos projetos apoiados pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita do ano passado.

O Grupo Pirilampo é uma ONG que realiza trabalhos voluntários para a inclusão social de crianças e adolescentes, promoção de cultura, lazer e educação. Em 2013, o projeto recebeu um montante que ajudou a custear algumas atividades do Grupo, como um programa de rádio na Rádio Cidade, “Rodas de Leitura” e palestras com pais e alunos das escolas municipais, além de oficinas de teatro que culminaram na apresentação da peça “Criança dá trabalho”, onde elas puderam aprender sobre os direitos estabelecidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Para a coordenadora de projetos do Grupo Pirilampo, Ana Luisa Vaz, “O apoio da Fundação Aperam como um patrocinador do Projeto do Grupo é de muita grandeza, pois por meio deste trabalho as crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o ECA. As rodas de leitura, as apresentações de teatro, as palestras e os programas de rádio foram instrumentos que não só divulgaram o ECA, mas como também proporcionaram aberturas às discussões e debates acerca dos direitos de nossas crianças”, conta.

Para Sarah Camilly, de 11 anos, aluna da Escola Estadual Leôncio de Araújo, apresentar o teatro foi um grande aprendizado. “Na peça que eu apresentei aprendi que muitos pais colocam os filhos para trabalhar, e isso não é certo. Nós crianças devemos brincar e estudar”, diz. Raquel Martins Damasceno, de 11 anos, também apresentou o teatro e afirma que todas as crianças devem saber sobre o estatuto. “Umas das maiores lições que passamos para as outras crianças com o teatro é que o Estatuto da Criança existe, e assim, nós crianças podemos saber dos nossos direitos e deveres”.

As inscrições para a terceira edição do Edital de Projetos estão abertas até amanhã (1º/08) e para ter acesso ao edital, os interessados devem entrar em contato com a Fundação Aperam Acesita, pelo email: psocial@aperam.com, solicitando o documento, ou realizar download no sitehttp://www.aperam.com/brasil/port/fundacao/downloads.asp. Nele, estão disponíveis todas as informações necessárias para inscrição dos projetos. Podem participar pessoas jurídicas sem finalidade econômica, regularmente constituídas, com pelo menos um ano de funcionamento. Vale lembrar que os proponentes podem submeter apenas um projeto por edital.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com