Cultura

Personalidades do mundo no traço de Jorge Inácio

O cartunista Jorge Inácio e suas obras na exposição que está sendo realizada no hall da Prefeitura de Timóteo

O desenhista e cartunista Jorge Inácio abriu hoje uma exposição de caricaturas no hall da Prefeitura de Timóteo, oferecendo aos visitantes traços privilegiados de personalidades mundialmente conhecidas, deixando à mostra características marcantes de estrelas da música, do jornalismo, da literatura e da educação. Ao todo, são 29 caricaturas, que estarão acompanhadas de 11 quadros de pontos turísticos de Timóteo – uma terna homenagem à cidade que tem acolhido e reconhecido o talento do artista que atua no Vale do Aço há 14 anos.

Por se tratar de grandes nomes do cenário nacional e internacional, a interação entre as obras e os espectatores é imediata. “São personalidades que tiveram atuação expressiva em vários campos, quase todas têm um legado artístico, cultural, social e filosófico, influenciando o pensamento e as atitudes de várias gerações”, destaca Jorge. As obras selecionadas foram feitas em diferentes tempos ao longo da carreira do artista, autodidata, que começou a desenhar ainda criança em Conselheiro Lafaiete (MG), sua cidade natal.

A exposição propicia uma diversidade de imagens e humores, que caminham pela irreverência de Jimi Hendrix e Raul Seixas, o jazz refinado de Dizzy Gillespie a diva Amy Winehouse, da MPB de Caetano, Milton Nascimento e Lenine ao sucesso sertanejo de César Menotti e Fabiano. Também traz os eternos Beatles John Lennon e Paul Mccartney, o pop star Michael Jackson, os literatos Ferreira Gullar e Carlos Drummond de Andrade e os educadores Betinho e Paulo Freire. Na mostra de quadros, a trilha encontra as igrejas de São José e São Sebastião de Timóteo, o Forno Hoffmann, o monumento Sinergia e o prédio da Prefeitura entre outros cantos memoriais da cidade.

OSCARTOONS
Com trabalhos selecionados em salões de humor no Brasil e no exterior, exposições individuais e coletivas, Jorge Inácio é também uma personalidade da caricatura e dos desenhos, sem falsa modéstia. Este ano, o artista teve uma caricatura do diretor Stanley Kubrick – de Laranja Mecânica e De Olhos Bem Fechados – selecionada para a exposição “Oscartoons” em São Paulo, realizada nos meses de fevereiro e março, que contou com mais de 70 artistas brasileiros e de outros países.

A exposição de caricaturas no hall da Prefeitura de Timóteo é aberta a todo público e faixas etárias, de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h, e para apreciar a única exigência é sensibilidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com