Policia

PC faz buscas na casa do diretor da Penitenciária Dênio Moreira

IPATINGA – Um mandado de busca e apreensão foi cumprido pela Polícia Civil na tarde de quarta-feira (25) na casa do tenente Adão dos Anjos, ainda diretor da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. As buscas foram confirmadas pelo próprio tenente, que disse conhecer o teor do inquérito aberto pela PC contra ele.

O documento investiga a suposta participação de Adão dos Anjos em vendas de transferências de presos e conivência no tráfico de celulares, recentemente descoberto pela Polícia Civil.
As buscas foram feitas simultaneamente à unidade prisional.

Conforme apurou a reportagem do DIÁRIO POPULAR, dos dois locais foram levadas caixas com documentos. Ainda conforme fontes extraoficiais ligadas ao presídio, as buscas começaram por volta de 14h e só foram terminar no fim da tarde de quarta.

MANDADO
Consta no site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais o pedido de mandado feito à 2ª Vara Criminal da Comarca de Ipatinga. A solicitação foi feita pelo delegado de polícia de Ipaba Célio las Casas na última terça (24). Desde setembro deste ano, o delegado investiga denúncias de tráfico de drogas no presídio. Na ocasião, três professoras e um agente penitenciário foram presos.

Àquela época, o tenente Adão dos Anjos foi colocado de férias e logo em seguida pediu a exoneração de seu cargo como diretor da unidade. Adão chegou a dizer em reportagem ao DIÁRIO POPULAR que estaria descontente com o sistema prisional. A demissão do diretor ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado. Enquanto isso ele compensa horas extras em casa. Interinamente responde pelo presídio o agente João Batista Ferreira Silva.

MODELO QUESTIONADO
A série de acusações envolvendo a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho pode por em “xeque” o referencial de unidade-modelo para os demais presídios do Estado e até mesmo do país. O presídio sempre foi visto como exemplo a ser seguido no que se refere à ressocialização de presos.

Um dos agentes da penitenciária, Itamar Caetano de Araújo disse não entender o motivo pelo qual a unidade recebe esse tratamento. “Só eu já apreendi mais de um quilo de droga lá dentro. Inclusive foram 641 telefones apreendidos entre 2013 e 2015, mas estranhamente só chegaram 200 celulares na delegacia, porque depois que a gente apreende temos que deixar tudo na direção do presídio. Tudo isso foi informado ao delegado de Ipaba, que hoje está investigando as denúncias”, disse o agente.

PROCESSO
O tenente Adão dos Anjos conversou com a reportagem e confirmou as buscas feitas na residência dele. Adão disse que foram levadas três caixas contendo cópias de palestras e regimento interno da unidade. Já da Dênio Moreira foram apreendidos quatro computadores do serviço de inteligência. “Como eu ainda sou o titular da penitenciária, isso me permite trazer alguns documentos para casa, mas nada que comprometa a minha atividade como diretor ao longo de mais de 10 anos”, disse.

O tenente informou ainda que conhece o inquérito policial civil e que aguarda para ser chamado a depor. “Tenho conhecimento de todas as acusações de corrupção e estou esperando ser ouvido. Depois que eu provar minha inocência eu vou processar todos aqueles que me denunciaram”, disse, se referindo a quatro agentes penitenciários.
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil em Belo Horizonte, o delegado Célio las Casas não irá falar sobre o assunto porque os detalhes das investigações correm em sigilo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com