Cidades

Patrimônio histórico e belezas naturais se encontram em Santana do Paraíso

As cachoeiras e lagoas atraem grandes quantidades de turistas e renderam à cidade o apelido de Paraíso das Águas

PARAÍSO – A cidade é hoje a maior do Vale do Aço em extensão territorial, com 276,067 quilômetros quadrados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Faz divisa com as cidades de Ipatinga, Mesquita, Belo Oriente, Ipaba e Caratinga. Ainda segundo o IBGE, até o ano de 2010 eram 27.265 moradores, divididos equilibradamente em 13.663 homens e 13.602 mulheres.

É reconhecida até hoje pelas belezas naturais que deram à cidade o nome de batismo. As cachoeiras e lagoas atraem grandes quantidades de turistas e renderam à cidade o apelido de Paraíso das Águas. As mais conhecidas são as Cachoeiras Paraíso e Bela Vista, com áreas de camping, churrasqueiras, bar e restaurante, ficando praticamente abarrotadas de visitantes aos finais de semana quentes do Vale do Aço.

Para os turistas, a cidade também oferece construções ligadas ao Patrimônio Histórico e bens tombados como a Árvore da Gameleira, Igreja Matriz Sant’Ana e o Casarão da Vale. Todos os anos, tradicionalmente no mês de julho, é realizada na cidade a Festa de Santana, que atrai pessoas de todo o Vale do Aço que têm a oportunidade de prestigiar os shows pirotécnicos e uma fogueira que chega a até 20 metros de altura, revelando também um grande potencial para eventos do município.

Atualmente, o turismo em Santana tem sido um dos principais pontos observados pelo Governo Municipal. Foram reorganizados e reativados o Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo.
Também pensando no potencial turístico da cidade, a Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico pretende fomentar o turismo de aventura e o turismo rural em Santana do Paraíso. A iniciativa nessa área terá início durante as comemorações deste aniversário, quando um encontro de praticantes de paraglider foi programado e diversos pilotos vão sobrevoar os céus de Santana do Paraíso.

O município foi inscrito pela Prefeitura no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e vem solicitando junto ao Governo o recebimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Ecológico (ICMS). A cidade já possui a Área de Proteção Ambiental (APA) Santana do Paraíso, cadastrada junto aos órgãos estaduais e que se tornou uma área de significativa relevância pela beleza natural, as cachoeiras e a importância da preservação.

NOVOS RUMOS

Hoje, Santana do Paraíso encontra-se em processo de franco desenvolvimento e expansão. O setor da construção civil está à frente desse bom momento. A cidade viveu nos últimos anos um boom de obras, impulsionada pela falta de terrenos e supervalorização dos imóveis na vizinha Ipatinga.

Muitos loteamentos foram construídos e novos bairros surgiram. São exemplos: Cidade Nova, Jardim Vitória, Águas Claras e Parque Caravelas. A perspectiva do IBGE é de que, até 2030, a cidade tenha o triplo de moradores.
A cidade foi cadastrada em programas do Governo Federal, que viabilizaram, entre outras coisas, a construção de moradias. A expectativa da Prefeitura Municipal é de que Santana seja beneficiada com a construção de 120 unidades de casas populares. Além destas, já está previsto o início das obras de construção de outras 106 moradias, que deve começar em meados deste ano.

O município também foi cadastrado em programas que visam a obtenção de recursos para obras em ruas da cidade, construção, cobertura e reforma de quadras esportivas e unidades de saúde. Há projetos também que favorecem a revitalização do Centro de Santana do Paraíso, que de acordo com o secretário Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Eri Pimenta, tem uma estrutura antiga, feita sem nenhum planejamento. “Isto se faz necessário porque a área central hoje está tendo dificuldades de tráfego em função das ruas não terem infraestrutura para trânsito mais pesado. Então, um dos projetos deste Governo é pensar a revitalização da área central”, afirmou.

A construção de um novo distrito industrial para a cidade também está em pauta e as negociações para que o empreendimento saia do papel estão avançadas. Algumas empresas já, inclusive, manifestaram interesse de se instalar na cidade ou ampliar as instalações já existentes. A prioridade da atual administração neste momento é a definição do local onde o Distrito será construído.

Outra ideia do Governo Municipal é incentivar diferentes atividades comerciais e industriais, que vão além do setor metalmecânico, com a finalidade de gerar uma diversificação da economia local.


Infraestrutura impulsionada por obras do PAC
Paraíso-
Além das novas estruturas que Santana do Paraíso deverá receber, intervenções nas atuais existentes também serão realizadas. De acordo com a Prefeitura Municipal, uma das mais urgentes a serem feitas é no córrego situado na Avenida José Catarino Pessoa. Devido a obras passadas, feitas sem devido planejamento, algumas áreas que nunca tinha sido afetadas por inundações e enchentes agora vem passado por esse tipo de problema. Neste caso, a Prefeitura já está trabalhando para resolver a questão. Uma empresa foi contratada para fazer os projetos de maneira correta, possibilitando a entrada deles na 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além dos planos que ainda estão no papel, a Prefeitura se prepara para entregar duas obras de grande relevância social: a creche-escola, no bairro São José, e a quadra poliesportiva do Centro. Os dois empreendimentos devem ser entregues à população ainda no primeiro semestre deste ano.

O Executivo também está organizando a licitação para as obras de pavimentação asfáltica de algumas ruas do bairro Ipabinha. Já para a estrada do Achado, zona rural do município, existem R$ 400 mil de recursos empenhados e licitados para o retorno das obras, onde já foram aplicados R$ 600 mil. O recurso disponível não é suficiente para a conclusão de todo o trajeto, mas melhora parte do trecho. Existe ainda a expectativa da mudança de local da sede do Executivo. A previsão de mudança é para ainda este ano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com