Cultura

Passagem será exibido em Festival na Suécia

IPATINGA – Graças ao “Passagem”, o cinema de Ipatinga continua muito bem representado no Brasil e no exterior. O filme de João André Grossi, depois de ser exibido em festivais nacionais, Portugal e Colômbia, foi selecionado para o 8th BrasilCine – The Brazilian Film Festival in Scandinavia, que acontece de 3 a 13 de outubro nas cidades de Estocolmo e Gotemburgo, na Suécia.

O festival cinematográfico da Escandinávia e países nórdicos é totalmente dedicado à exibição de filmes brasileiros. O evento desse ano, a 8ª edição, conta com 18 longas-metragens e 24 curtas. Dos 42 títulos, 39 são inéditos nas salas de cinema suecas.

O BrasilCine é uma mostra não-competitiva, que tem como principal objetivo apresentar aos países nórdicos um Brasil plural e diverso, fugindo dos estereótipos, com a apresentação de filmes de várias partes do país. São curtas, médias e longas-metragens brasileiros, finalizados ou lançados entre 2009 e 2013. O fio condutor dessa edição é “a relação do ser humano com a cidade”, apresentando um panorama de Brasil ainda desconhecido do público nórdico.

MINEIRIDADE

Clarice Goulart, mineira de Belo Horizonte e coordenadora de programação e artística do BrasilCine, disse que, sendo mineira, fica especialmente tocada em poder apresentar para o público do festival, por meio do “Passagem”, “uma porção mineira do nosso país, e os traços culturais de um estado tão rico quanto o nosso”.

O diretor, João André Grossi, embarca esta semana para a Suécia para prestigiar o BrasilCine’s Short Film Marathon, do qual participam 9 curtas-metragens. “Passagem” será exibido no dia 06 em Estocolmo, capital da Suécia, e no dia 12, em Gotemburgo.

“Passagem”, desde que foi lançado no início do ano, na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, vem contabilizando uma série de passagens por grandes festivais, além de aprovação em leis de incentivo.

LANÇAMENTO

Por essa via, o curta foi patrocinado pela Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e, em breve, será lançado também em Ipatinga por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga.
A pré-estreia do filme em Ipatinga também já tem data, será no dia 31 de outubro, às 20:00h, no teatro do Centro Cultural Usiminas no Shopping do Vale do Aço.

O evento será seguido de outras exibições que também acontecerão em Ipatinga durante todo o mês de novembro: no Auditório da Fiemg (Antigo CDP da Usiminas), no Espaço Cultural Boca de Cena no Bairro Canaã, no Casa Laboratório no Iguaçu, Teatro Circular Farroupilha no Veneza II e na Estação Memória, no centro da cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com