Cidades

Partidos articulam formação de bancadas e comissões na Casa

O presidente Ley foi comunicado sobre os líderes das bancadas do PPS, Jadson…


…e do PV, Roberto Carlos, na Câmara

IPATINGA
– Os partidos com mais cadeiras no Poder Legislativo de Ipatinga nomearam ontem (3) os seus líderes de bancada. O Partido dos Trabalhadores (PT) – que detém cinco mandatos nesta legislatura – indicou a vereadora Lene Teixeira para a função. Já o PPS, que tem dois vereadores, nomeou o novato Jadson Moreira. Adiel Oliveira também é do PPS. Roberto Carlos foi o integrante do PV escolhido para defender os interesses da legenda na Casa.

“O estatuto do PT prevê que a nomeação de líder de bancada é feita entre os parlamentares, seja na Câmara Federal ou nas Assembleias Legislativas, por isso a eleição é feita entre os vereadores. Mas também ouvindo a direção partidária. Consultamos alguns dirigentes do PT e foi feita a troca de informação”, explicou a vereadora Lene Teixeira.

Os três partidos formalizaram as nomeações através de requerimentos direcionados ao presidente do Legislativo, Ley do Trânsito (PSD). Pelo regimento interno da Casa, as bancadas têm o prazo de 10 dias, após instauração da legislatura, para formalizarem a nomeação de seus representantes.

Faltam se pronunciar sobre o assunto os partidos PSD, PCdoB e DEM. Cada uma das legendas possui dois vereadores na Casa. Com apenas um parlamentar, as siglas PSB, PSL, PRTB e PMDB têm a opção de formar um bloco parlamentar e nomear um representante.

COMISSÕES

Após entregar o documento com a indicação de seu nome como líder da bancada petista, a vereadora Lene Teixeira também encaminhou à presidência da Casa a relação das comissões legislativas que interessam ao PT.

“Nós fizemos a discussão e chegamos a comissões estratégicas em que temos que garantir a participação do PT. E temos também a responsabilidade de contribuir com o governo que a cidade elegeu, trabalhando dentro das propostas. Mas defendendo também que a atuação do Parlamento seja altiva, independente, e que dê conta de corresponder às necessidades das políticas, o que nós acreditamos que seja função dos vereadores”, defendeu.

O vereador Agnaldo Bicalho foi indicado para integrar a Comissão de Execução Orçamentária e Financeira do Município; Saulo Manoel para a Comissão de Urbanismo, Transporte e Meio Ambiente, Sebastião Guedes para Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.
O parlamentar Juarez Pires foi indicado para a Comissão de Educação e Cultura e Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Já Lene deve integrar a Comissão Legislação, Justiça e Redação e ainda a Comissão de Saúde Pública.

PV e PPS
De acordo com Roberto Carlos, a escolha de seu nome reflete o bom trabalho do seu primeiro mandato entre 2009/2012. Ele afirmou que manterá o diálogo dentro da bancada. “Buscarei sempre o equilíbrio e o melhor para o município”, prometeu.

Já Jadson se disse satisfeito com a indicação do seu partido. “Irei trabalhar pela unidade da bancada e valorização do partido, bem como honrar a indicação recebida”, destacou.
O presidente Ley ressaltou que as escolhas valorizam os parlamentares e cumprem papéis dentro do mundo democrático. Ele afirmou que as indicações permitem maior organização de bancada na instituição. “Para mim, as escolhas foram justas e merecidas, haja vista se tratar de pessoas que darão o melhor de si para o crescimento da cidade”, elogiou.


Lene Teixeira será líder da bancada do PT: ontem ela já indicou nomes para compor comissões da Casa

Quatorze projetos do antigo governo tramitam na Casa
Ipatinga
– A Secretaria Geral da Câmara informou na tarde de ontem (3) que há 14 projetos de lei assinados pelo ex-prefeito Robson Gomes (PPS) tramitando na Casa. A nova prefeita, Cecília Ferramenta (PT), também tem a prerrogativa de solicitar à Câmara que os projetos sejam devolvidos ao Executivo.

A secretária executiva do novo governo, Leida Tavares, esteve ontem na secretaria requisitando cópias dos projetos que ainda estão por ser apreciados na Casa. Pelo regimento interno, ao término da legislatura, as proposições que não forem apreciadas em plenário devem ser arquivadas (artigo 156). Apenas a prestação de contas do prefeito, veto a proposição de lei, projeto de lei com pedido de urgência e proposição de iniciativa popular é que permanecem tramitando pelas comissões.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com