Cultura

Parque Ipanema recebe 16 mil adolescentes em acampamento

 DA REDAÇÃO – Dezesseis mil adolescentes são esperados para um acampamento em Ipatinga entre os dias 27 e 31 de julho. O Parque Ipanema será transformado em uma verdadeira cidade para abrigar os participantes, que moram nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Os adolescentes participam de clubes de desbravadores e, durante o Campori de Desbravadores, como é chamado o evento, acontecem as competições físicas e também nas áreas de aprendizado como meio ambiente, civismo, primeiros socorros, sobrevivência, entre outras atividades.

Os clubes de desbravadores existem desde 1950, e hoje têm mais de dois milhões de participantes em 160 países. Os clubes são coordenados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, mas contam com a participação de adolescentes de diversas religiões. Em Ipatinga, as agremiações reúnem cerca de 200 adolescentes.

“CIDADE”
As companhias fornecedoras de água e energia elétrica do estado vão garantir estrutura para o funcionamento da “cidade”, que terá cerca de cinco mil barracas, shopping, hospital, praça de alimentação, museu, etc. Para organizar tudo isso, o acampamento conta com nove prefeitos e um governador.
Conforme Davi Tavares, responsável pela montagem da estrutura do evento, para alimentar esta verdadeira multidão, estão sendo montadas mais de 300 cozinhas, além de uma megacozinha, que tem capacidade para produzir 15 mil refeições diariamente.

“Toda a área de camping será isolada, e para isso serão 3 km de cerca. São 5km de instalações elétricas e várias caixas para disponibilizar um milhão de litros de água por dia”, adianta Davi. O estádio Ipatingão será o local dos encontros do grupo, que contará com um palco com mais de 200m² e telões de LED com 80m².

VOLUNTARIADO
Durante os dias que estarão na cidade, os clubes de desbravadores têm uma agenda de voluntariado para cumprir. Como pré-requisito para a inscrição, houve arrecadação de alimentos e brinquedos para serem distribuídos em instituições do município, bem como a parceria de profissionais para a realização de feiras de saúde, mutirão oftalmológico e vacinação animal. Haverá ainda o reflorestamento das margens do Ribeirão Ipanema.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com