Cidades

Paraíso decreta situação de emergência contra o Aedes

PARAÍSO – A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso decretou situação de emergência na cidade em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Entre os motivos da decretação do estado de emergência, a Prefeitura elenca a gravidade da situação epidemiológica do País, com notificação de 2.401 casos de microcefalia e 29 óbitos distribuídos em 549 municípios de 20 estados brasileiros. Outro aspecto é o período do ano altamente favorável ao aumento da infestação pelo Aedes aegypti, aliado a uma maior movimentação de pessoas, em razão das férias escolares.

POPULAÇÃO
O prefeito Antônio Afonso Duarte, Zizinho, explicou que a adoção da situação de emergência é fundamental para o que o município busque recursos em nível estadual e federal para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “A administração está adotando medidas preventivas para evitar que, posteriormente, tenhamos uma situação mais drástica ou uma epidemia em Santana do Paraíso. A saúde pública é uma prioridade do governo e vamos fazer a nossa parte, mas é fundamental que a população também contribua, dedicando alguma parte do seu tempo a combater os focos que, na maioria das vezes, estão dentro das próprias residências”, destacou o prefeito.

AÇÕES

Conforme o decreto estabelecendo o estado de emergência, a medida permite à Prefeitura a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à imediata resposta por parte do poder Público à situação vigente. Entre estas medidas, a administração poderá propor, de forma justificada, a contratação de profissionais pelo prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual período, a aquisição de bens e a contratação de serviços necessários para a atuação na situação de emergência.
Entre as ações de mobilização previstas para o combate ao Aedes no município destacam-se a realização de visitas a imóveis urbanos, mutirões de limpeza e aplicação de fumacê.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com