Cultura

“Paixão”, um ensaio que aborda a morte

(Crédito: Nilmar Lage)

IPATINGA – O jornalista e fotógrafo Nilmar Lage inicia hoje as apresentações do projeto “Paixão”, uma proposta de ensaio fotográfico e vídeo documentário, baseado na Paixão de Cristo. Inspirado em uma experiência particular de Nilmar, quando sua mãe acompanhou seu irmão, devido a um câncer, em um processo de sofrimento e dedicação.

O lançamento ocorreu ontem à noite, e hoje o projeto será apresentado a partir das 20:00h no Espaço Hibridus (JG Shopping, Centro de Ipatinga), onde permanece até o dia 23. De 26 a 28 deste mês, as fotos e o vídeo podem ser vistos durante o horário de funcionamento do Hospital Márcio Cunha, na Praça de Alimentação.

O projeto teve como foco a filmagem de mães que acompanharam o sofrimento e morte de seus filhos, assim como Maria acompanhou Jesus, assim como Edilamar acompanhou Mouzarth, conforme explica Nilmar Lage. “Revelar experiências e falar de uma situação pouco discutida, que é a morte. O final feliz, pressuposto de sucesso para a indústria cinematográfica, ficará em cada um”, acrescenta o artista.

Nilmar lembra que depois da experiência da morte, onde acontece a inversão da ordem natural, não há como continuar sendo a mesma pessoa. “Caso contrário o histórico de vida do ente querido que desencarnou não valeria a pena. E essa experiência, quando compartilhada, pode sim resultar em muitos finais felizes”, completa Nilmar Lage.

O projeto foi desenvolvido em parceira com a Fundação São Francisco Xavier, por meio da Unidade de Oncologia, para poder mapear algumas mães que se disponibilizassem a participar do trabalho.
Além do vídeo, as mães foram fotografadas e suas imagens sobrepostas a diferentes representações de Maria. As 17 fotografias resultantes do projeto são expostas juntamente com o vídeo.

QUEM É
Nilmar Lage é jornalista formado pelo Unileste/MG, e pós- graduando em Artes Visuais pela UFMG. Vem fotografando desde 2003, quando começou o estágio no Laboratório de Fotojornalismo. Foi professor de Fotojornalismo e Comunicação Comparada do Curso de Comunicação Social / Jornalismo, das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC).

Esteve recentemente na Paraíba para uma exposição e para ministrar a oficina de fotografia “A poesia está no tato e na audição”. Realizou exposições coletivas e individuais no Vale do Aço, e em outras cidades como Tiradentes, Belo Horizonte, e Ouro Preto, em Minas, em Araras (SP) e em La Plata (Argentina).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com