Cidades

Pacientes operados celebram visão ‘nova’ e volta à rotina

TIMÓTEO – Em pouco mais de um mês, quase 700 moradores de Timóteo já foram submetidos a cirurgias de cataratas, graças a um mutirão promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com os governos estadual e federal. Todos os procedimentos foram feitos no Hospital Vital Brazil, e no mesmo dia os pacientes receberam alta. Além de cataratas, aproximadamente outras 200 cirurgias eletivas foram realizadas pela Prefeitura de Timóteo desde dezembro do ano passado.

Só no último fim de semana foram realizadas 235 cirurgias de cataratas, o que praticamente acaba com a fila de espera. Tinha gente atendida pelo “mutirão” organizado pela PMT que esperava há vários anos por essa operação, que, até o ano passado, era feita apenas em Sabinópolis, a aproximadamente 180 quilômetros de Timóteo. Se fosse feita na rede privada, custaria algo em torno de R$ 2,5 mil.

“Estamos trabalhando para acabar com as filas de espera para cirurgias diversas, com mais saúde e conforto para todos”, afirmou o prefeito Keisson Drumond, que no fim de semana acompanhou o mutirão de cataratas no Hospital Vital Brazil.

ROTINA
De acordo com o cirurgião oftalmológico Breno Nogueira, o paciente que segue todas as recomendações tem uma recuperação tranquila. Após a cirurgia, em poucos dias a pessoa pode retomar seus hábitos de leitura, andar na rua e fazer atividades manuais que, antes, eram praticamente impossíveis por causa do problema na visão.

Para quem passou pela cirurgia, trata-se da volta à rotina e de mais qualidade de vida. Como a dona de casa Dalva Maria de Jesus, 54, moradora do bairro Recanto Verde. Ela disse que a cirurgia foi muito importante. “Tenho que operar os dois olhos. Já não enxergava quase nada, por isso a comida, às vezes, ficava crua ou queimada. Assim que me recuperar, vou voltar fazer as atividades normais, como limpar a casa, preparar minha comida e ler a Bíblia”, comemora Dalva.

TRABALHO

A costureira Maria de Freitas, 77, moradora do Primavera, considera que só de fazer a operação em Timóteo, sem necessidade de ir para outra cidade, “já valeu muito”. “Fiz um exame de vista para corrigir o grau dos óculos. Não estava enxergando bem, então o médico fez o diagnóstico de catarata nos dois olhos. Fico triste de deixar a minha máquina parada, mas em breve já vou poder voltar a aceitar encomendas para costurar”, emociona-se dona Maria de Freitas.

Benicio Santiago Carvalho, 56, morador do Recanto Verde, recebeu o diagnóstico de catarata há seis anos, mas só agora, com o mutirão de cirurgias promovido pela PMT, é que ele pode ser operado. Ele reclamava da “vista escura”, por causa da catarata, e espera ansioso o resultado da cirurgia. “Antes, mesmo com óculos, não conseguia enxergar nem as letras grandes. Agora, com a cirurgia, tenho certeza de que vou voltar a enxergar”, afirma Benicio.


Benício Carvalho: ansiedade pelo resultado da cirurgia

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com