Cultura

Orquestra faz campanha para comprar Tímpanos Sinfônicos

IPATINGA – A Orquestra de Câmara do Vale do Aço lança em janeiro o seu primeiro crowfunding (financiamento coletivo a um projeto com o qual se tem identificação) criado por Vinícius Saturnino Chaves, atual maestro da orquestra, para a aquisição de um par de Tímpanos Sinfônicos para se agregar a seu patrimônio e sua capacidade de lecionar e realizar concertos musicais. A Orquestra de Câmara do Vale do Aço é uma associação cultural sem fins lucrativos com CNPJ registrada e atuante na disseminação da cultura musical erudita na região do Vale do Aço em Minas Gerais.

“Por meio da associação recebemos patrocínio de empresas privadas através de leis de incentivo à cultura por isenção fiscal. Através dos patrocínios a Orquestra mantém sua sede, oferece aulas de música gratuita aos seus músicos associados e também concertos gratuitos em praças, igrejas e salas de concertos”, destaca o maestro Vinicius Saturnino.

Ele lembra que a Orquestra já foi responsável pela apresentação de óperas e inúmeros concertos na região e também responsável pela implantação do Curso Técnico em Instrumento Musical no Vale do Aço nos anos de 2014 e 2015, graças à parceria criada entre o PRONATEC e COLTEC/UFMG.

“Mesmo com as demonstrações de atuação, nossa condição de ensino de instrumento de percussão e também no repertório de execução musical em concertos é defasada, pois não temos em nosso patrimônio alguns instrumentos, e dentre eles um jogo de Tímpanos Sinfônico para aulas, estudos e apresentações de nossos alunos”, ressalta Saturnino.

Segundo o maestro, após outras tentativas de aquisição frustradas por meio de patrocínios é que se decidiu abrir a oportunidade da sociedade civil fazer parte do projeto através do financiamento coletivo. “Com esta iniciativa esperamos realizar nosso sonho de comprar um par de Tímpanos da marca Adams ou Colaneri modelo Standard tamanhos 26” e 29” fabricados em Du Aluminum ou em cobre liso, que nos possibilitará alçar novos voos na arte musical”, finaliza.

SERVIÇO
O endereço do projeto poderá ser acessado através do link https://www.catarse.me/project_24360

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com