Cultura

Orquestra de Câmara do Vale do Aço apresenta “Clássicos do Rock”

IPATINGA – O Ciclo Cênico Musical encerra sua temporada musical pelas cidades de Iapu e São Domingos do Prata, com a participação da Orquestra de Câmara do Vale do Aço. A circulação teve início em novembro de 2018 e se encerra agora, em julho de 2019. Com as duas cidades acima o projeto chega à marca de 9 localidades visitadas, com 11 apresentações de música instrumental, reunindo cerca de 150 instrumentistas.

SÃO DOMINGOS

Em São Domingos do Prata a Orquestra de Câmara do Vale do Aço abre as apresentações, a partir das 20h, do dia 27 de julho, no palco montado no centro da cidade, na Rua Padre Pedro Domingues. O Ciclo Cênico Musical integra a programação da 5ª edição do Vesperal, uma realização da Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Cultura, em comemoração ao aniversário da cidade. A anfitriã da noite é a Corporação Musical Santa Cecília de São Domingos do Prata que recebe as Corporações de São Sebastião de Bela Vista de Minas e São Luiz Maria de Montfort de João Monlevade.

IAPU

Na cidade de Iapu a apresentação aconteceu no último sábado (20), às 21 horas na Praça da Matriz, dentro da programação da Feirinha, evento tradicional da cidade que é realizado pela Prefeitura Municipal. Em atividade desde o ano 2000 a Orquestra de Câmara do Vale do Aço vem realizando uma série de apresentações no Centro Cultural Usiminas, sempre com temas específicos como MPB, trilha sonora de filmes, noite portenha, natal e música clássica. Sob a regência do maestro Vinícius Saturnino Chave a Orquestra reúne cerca de 30 instrumentistas, vindos de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga. Na apresentação em Iapu apresenta “Clássicos do Rock”, num tributo aos maiores nomes do Rock and Roll como Queen, Linkin Park, Guns and Roses, Pink Floyd, Black Sabbath, Metallica, Led Zeppelin e outras bandas que consagraram o gênero musical.

HISTÓRIA

A Corporação Musical Santa Cecília de São Domingos do Prata está em atividade desde 1943. Dirigida inicialmente pelo Professor Tacinho e em seguida pelo Mestre Pelágio, que esteve à frente da entidade durante vários anos formando vários músicos e é referência na cidade. Já a Corporação Musical São Luiz Maria de Monfort foi fundada em 1994 em João Monlevade e tem como principal objetivo despertar e aprimorar os talentos artísticos de seus integrantes. De Bela Vista de Minas vem a Corporação Musical São Sebastião, que foi fundada em 08 de dezembro de 1983 e desenvolve trabalhos educativos por meio do ensino de instrumentos de sopros e aulas de iniciação musical, que em muito contribuem para o desenvolvimento pessoal dos participantes.

CICLO CÊNICO

A circulação do Ciclo Cênico Musical – Arte em Movimento é patrocinada pela Cenibra, utilizando os benefícios daLei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta apoio do Instituto Cenibra, Prefeitura de Iapu, Prefeitura de São Domingos do Prata, Associação Pró-Cultura de Ipatinga e Grupo Boca de Cena. A produção é de Claudinei de Souza e realizaçãode Marilda Lyra e Ministério da Cidadania. A entrada é franca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com