Policia

Operação TNT em Ipatinga prende sete e apreende 10 kg de maconha

(Crédito: Patricia Belo)

IPATINGA – Sete pessoas foram presas e 10 kg de maconha foram apreendidos durante a Operação TNT, realizada em conjunto pelas polícias civil e militar. Os detidos foram apresentados nesta quinta-feira (16), na sede da delegacia de Ipatinga. Segundo informações da delegada regional Irene Angélica Franco, a ação tinha como objetivo combater os grupos criminosos que atuam nos bairros Veneza e Planalto.

Segundo o delegado Gilmaro Alves foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e sete de prisões temporárias, sendo que seis pessoas foram presas por força de mandado e uma em flagrante. Os acusados podem responder pelos crimes de associação para o tráfico (formação de quadrilha), tráfico de entorpecentes, apologia ao crime, formação de quadrilha e corrupção de menores.

Foram encaminhados ao Ceresp Jéferson da Costa de Oliveira, conhecido como Binho, Marcelo Adriano da Silva, Tiago Brás de Aquino, Roque Hudson Silva, Ariane Cristina da Silva e Rafaela Oliveira, todos presos por força de mandado de prisão. Já um homem de 54 anos, que não teve o nome divulgado pela polícia, também foi preso em flagrante durante a operação, com munição de uso restrito.

OPERAÇÃO

Segundo o delegado Gilmaro Alves, as investigações contaram com a troca de informações entre o serviço de inteligência da Polícia Militar, os policiais civis e as denúncias da comunidade. Estavam empenhados na ação cerca de 110 policiais, sendo 80 militares e 33 civil.

O delegado conta que as investigações começaram no mês de fevereiro, e que além de realizar diligências nos locais e fazer o monitoramento, eles também acompanharam as páginas pessoais das redes sociais dos envolvidos.
Gilmaro conta que a droga apreendida na operação foi encontrada nos fundos da casa do Jéferson da Costa de Oliveira, conhecido como Binho, que para polícia é um dos líderes do tráfico de drogas no Planalto.

Já a munição foi apreendida na casa de um homem, que não foi identificado pela polícia, e que também não tem passagens. Gilmaro disse que na casa deste detido foi cumprido um mandado de busca e apreensão, onde a munição calibre 9mm e a de fuzil foram encontradas.

O delegado ainda informou que a operação continua e que outras pessoas estão sendo investigadas. Uma pessoa que teve o mandado de prisão expedido não foi encontrada pela polícia.

REDES SOCIAIS
Gilmaro conta que as investigações também consistiram em vigiar e acompanhar as páginas dos envolvidos no Facebook. O delegado explica que os presos utilizam as redes sociais para amedrontar e ameaçar a sociedade e os membros das gangues rivais.

“A maioria dos presos apresentados hoje têm fotos nas páginas pessoais da internet com armas nas mãos, usando droga ou apenas mostrando os entorpecentes. São fotos utilizadas para intimidar as pessoas e também os seus rivais. No Facebook deles tem recados ameaçando várias pessoas de morte. Eles usam essas fotos para intimidar possíveis pessoas que possam vir a denunciá-los à polícia”, explica.

Gilmaro conta também que outras pessoas estão sendo investigadas como suspeitas de fazerem parte da quadrilha. “Estamos monitorando até mesmo indivíduos que estão presos e que de dentro da penitenciária estão postando fotos no Facebook usando drogas e com armas”, relata.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com