Policia

Onda de assaltos assusta população

Centro Comercial do Cariru é um dos locais afetados pela violência dos últimos dias


IPATINGA
– É cada vez maior a sensação de insegurança vivida por moradores de diversos bairros da cidade devido à crescente onda de violência que se alastra por Ipatinga. Os casos têm sido registrados com maior frequência em bairros de classe média – durante muito tempo oásis de segurança e tranquilidade em relação à violência que se registrava na periferia da cidade – como Cariru, Bela Vista, Bairro das Águas e Imbaúbas.
O Cariru vem sendo um dos pontos mais visados para a atuação dos marginais. Lá, moradores e comerciantes contaram à reportagem do DIÁRIO POPULAR que nos últimos três meses tem acontecido uma série incontável de ocorrências policiais.
A publicitária Enyály Polletti trabalha e mora no bairro e citou diversos casos que ocorreram nos últimos 60 dias dos quais teve conhecimento. Roubos a uma loja e a uma residência de amigos, um carro e uma moto levados e o assalto a duas pessoas que praticavam caminhada na pista do bairro são exemplos dados por ela. “Isso foi o que eu fiquei sabendo, imagina o que mais acontece”, disse. Ela inclusive afirmou que abandonou a prática da caminhada no bairro há cerca de um mês por medo da onda de violência.

PORTA FECHADA
Mesmo sendo um bairro majoritariamente residencial, o Cariru também possui um forte centro de comércio, que vem sofrendo muito com a atuação dos criminosos. Uma loja de roupas, cujas funcionárias pediram para não serem identificadas, vem trabalhando com as portas fechadas. Clientes são recebidos e “trancados” na parte de dentro do estabelecimento.
A mesma empresa adotou outra medida de segurança: reduziu o horário de funcionamento durante a semana. As medidas são preventivas, já que o comércio não sofreu nenhum assalto nos últimos anos.
As cinco vendedoras da loja também tomaram uma atitude para a própria proteção: todos os dias vão embora juntas na tentativa de evitar uma abordagem. Nos pontos de ônibus do bairro, já foram registradas nos últimos dias ocorrências de furtos e assaltos à mão armada.

ARROMBAMENTOS
Quem passou pela experiência de ter sido roubado foi o comerciante Hermes Bretas, dono de um tradicional bar do Cariru, que está há 38 anos no bairro. No início de outubro, ele teve seu estabelecimento arrombado durante a madrugada.
Os ladrões levaram diversos produtos: entre cervejas, refrigerantes, uma televisão e até garrafas de cachaça. O prejuízo ficou em torno de R$ 3 mil. Hermes acredita que os bandidos que roubaram seu bar são os mesmos que vem agindo no Cariru em outras ocorrências.
Quem também teme a atual situação é o empresário Ronaldo Antônio de Souza. Além de morador, ele é também proprietário de uma empresa de seguros no bairro e confirma todos os relatos anteriores. “A coisa aqui tá feia, a gente tá vendo casos até de manhã cedo, em dia de semana”, contou.

CLIMA

De acordo com o tenente-coronel Francisco Assis, comandante do 14º Batalhão da PM, a criminalidade é cíclica e em alguns períodos do ano ela se intensifica, como em dias quentes. Ele, porém, confirmou o aumento da violência em bairros como Cariru e Bela Vista, mas afirmou que a PM atua para combater os casos com medidas que incluem reforço no policiamento e troca de informações com a Polícia Civil.
Assis disse ainda que a polícia intensifica o trabalho nos locais que eram cobertos pelo Olho Vivo em Ipatinga para reduzir o impacto da ausência das câmeras na cidade, mas descartou que essa seja a causa dos aumentos das ocorrências. “Pode ter certeza que isso (a falta de câmeras) não é a causa do aumento da criminalidade nos últimos dias”, garantiu.

MOTO-TÁXI
Nem mesmo os mototaxistas escapam da onda de assaltos que atinge a região. No fim da noite da última quinta-feira (18), Hélio Domingos de Amorim, de 44 anos, foi contratado para fazer uma corrida do Centro de Coronel Fabriciano até Ipatinga quando, na altura do Horto, o carona sacou uma arma e ordenou que o veículo fosse parado. O piloto, então, obedeceu às ordens do bandido e parou a moto, fugindo logo em seguida. Enquanto corria Hélio foi atingido na perna por um tiro dado pelo assaltante, que fugiu com a motocicleta. A vítima foi levada pelo SAMU para o Hospital Márcio Cunha e não corre risco de morrer. Até o momento, não havia informações sobre o bandido.

 


O caixa eletrônico que atendia bairro foi explodido por assaltantes

 


Temendo assaltos, os praticantes da caminhada pouco a pouco desaparecem

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com