Cultura

Oficina de cinema do Barra Alegre

IPATINGA – O cineasta, jornalista e historiador Sávio Tarso, juntamente com o cinegrafista Regiano Santiago (Caju), ministrará uma oficina no próximo dia 31 de março para alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Caetana América de Menezes, no distrito de Barra Alegre. A aula será realizada de 8 às 16h, no educandário.
A iniciativa tem com principal objetivo proporcionar uma reflexão sistemática e produtiva sobre as estratégias para a construção da linguagem de um filme documentário. “A oficina propõe uma análise das relações entre os temas adotados e os possíveis métodos empregados para a transfiguração da realidade”, comenta Sávio Tarso.
Como atribuir uma dimensão cinematográfica ao documentário, sem desconsiderar a natureza histórica da abordagem? Como considerar a subjetividade, o caráter íntimo e a humanidade dos personagens sem perder a precisão de dados intrínsecos à pesquisa de linguagem? Essas e outras questões, como as relações entre o particular e o universal, serão exaustivamente discutidas a partir de uma série de exercícios e leituras críticas de filmes que transcenderam ao registro biográfico, segundo Sávio Tarso.
“A metodologia de ensino será baseada em aulas expositivas com os conceitos básicos da linguagem do cinema e da produção de documentário. Os alunos terão aulas práticas para aprender noções fundamentais da utilização dos equipamentos”, explica o cineasta. A oficina é uma ação de contrapartida do Projeto Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário idealizado pelo Produtor Cultural Éderson Caldas, contemplado pelo Prêmio Exibe Minas 2016, por intermédio da Secretaria Estadual de Cultura, do Governo de Minas e do Prodam – Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com