Cidades

Obras no Macuco buscam conter efeitos das chuvas

Até novembro, rua Maritaca estará liberada para o tráfego de veículos grandes

TIMÓTEO
– Diversas obras estão em andamento no bairro Macuco em duas frentes de trabalho que vão solucionar vários problemas causados pelo grande volume de chuvas desse período do ano.
Em uma frente, dezenas de muros de contenção e arrimo estão sendo construídas para conter enxurradas e deslizamentos de terra. Noutra frente, ruas da parte baixa estão recebendo a rede de drenagem pluvial.

As obras de infraestrutura e saneamento terão custos de R$ 5,5 milhões e serão financiadas pela Caixa Econômica Federal, por meio de convênio como Ministério das Cidades e o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). O projeto prevê ainda a construção de uma quadra, uma creche e uma escola, cuja área está sendo preparada pela construtora Alca, vencedora da licitação.

O prefeito Keisson Drumond lembrou que o projeto da PMT para o bairro Macuco é ainda maior. Em uma segunda etapa de obras, serão investidos mais R$ 4,5 milhões, aproximadamente, para a construção de 86 unidades habitacionais para atendimento a famílias carentes e que vivem em áreas de risco. Mais da metade dessas unidades – 53 casas – será construída em um conjunto habitacional, enquanto as outras serão construídas em lotes separados.

CONTENÇÕES
A rua Maritaca e adjacências tem recebido atenção especial na construção dos muros de contenção das encostas. Ao todo, 76 muros serão erguidos para conter o fluxo de água das chuvas que desce pela encosta e, em outros casos, segurar alguns barrancos e ruas.

Um exemplo é o caso da família de Alice Mendes, que tinha a casa invadida por água e lama toda vez que chovia. “A casa ficava cheia de lama, da cozinha até nos quartos. Já perdemos até a máquina de lavar. A gente não tinha paz”, lembra Creuza Almeida, sogra de Alice. Moradora da rua Araponga, a casa onde moram dá fundos para a rua Maritaca, em um trecho onde a rua e o barranco cederam. “Toda a enxurrada descia aqui em casa”, conta Alice.
Os moradores comemoram também a reconstrução da rua, que vai possibilitar a volta do ônibus, que não circula há quase dois anos.

Segundo o Departamento de Engenharia da Secretaria de Obras, a obra do muro está 80% realizada e depois de terminada será necessário um período de 30 dias para que se possa aterrar o local e liberar o trânsito, o que deve ocorrer até meados de novembro.

DRENAGEM

Na parte baixa do bairro Macuco, a construção das redes de drenagem pluvial foi concluída em um trecho da rua Patativa e na rua Pavão, onde ainda serão construídas algumas bocas de lobo e pontos de visita. Também na rua Pavão, esquina com as ruas Maritaca e Juriti, a Prefeitura deverá construir uma praça.

“Vai melhorar muito para nós, pois a enxurrada vai parar de descer no meio da rua e a gente não vai precisar andar dentro da água”, prevê a moradora da rua Gaivotas, Marli de Souza Bitaraes. Ela diz que a construção da praça também vai beneficiar muitos moradores, em especial as crianças. “Será um espaço para as crianças ficarem com segurança”, avalia.

Outras intervenções estão previstas para a rua Patativa, segundo a Secretaria de Obras. Novas redes de drenagem serão instaladas no caminho para o campo. Para isso, será necessário intervir no trânsito naquele trecho. Os trabalhos devem começar no próximo mês.


Na parte baixa do bairro, a rede de drenagem pluvial foi concluída em um trecho da rua Patativa e
na rua Pavão (foto)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com