Cidades

Obras de saneamento no Horto chegam à Av. Castelo Branco

Secom PMI

IPATINGA – As intervenções previstas para expansão e modernização da rede de saneamento básico do bairro Horto estão chegando à parte mais importante do projeto, que é realizado pela Prefeitura de Ipatinga com investimentos resgatados junto ao governo federal. Após os serviços já finalizados na parte alta, incluindo os becos do Santa Mônica, Ruas Guaribus, Seringueiras, Palmeiras e um trecho da Jequitibá, as obras alcançam a parte final da Avenida Castelo Branco, mais próximo da estação de tratamento de esgoto localizada no acesso ao bairro Amaro Lanari.

Em função das obras, desde a semana passada, o deslocamento viário até Coronel Fabriciano pelo trecho antigo da BR-381, via morro da Usipa, é feito em meia pista na altura da Avenida Castelo Branco. A empresa contratada para execução do projeto é responsável pela sinalização do local, com a permissão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

1ª FASE

Na manhã de terça-feira (11), as equipes trabalhavam na recomposição da pavimentação de asfalto no primeiro trecho da via, onde já foi concluída instalação da rede de saneamento. Ao todo foram depositadas três toneladas de massa asfáltica do tipo CBUQ. Nos próximos dias serão iniciadas as intervenções de escavação na segunda pista, com a liberação do trecho anterior para o tráfego de veículos.

Os motoristas devem ficar atentos às alterações no trânsito, que foram feitas para garantir a segurança do tráfego enquanto as intervenções são realizadas.

Depois da travessia no trecho, as obras vão prosseguir em toda extensão da Avenida Castelo Branco, perfazendo um quilômetro de comprimento, aproximadamente. Durante a execução dessa etapa serão necessárias alterações provisórias no trânsito e nos locais de pontos de ônibus, para possibilitar o andamento do projeto.

Projeto foi resgatado pelo atual governo
As obras de expansão e modernização da rede de saneamento básico no Horto e Santa Mônica foram projetadas com financiamento aprovado no último ano do governo do prefeito Chico Ferramenta, em 2004, e não realizadas nos anos posteriores. Em 2013, a prefeita Cecília Ferramenta conseguiu resgatar o convênio do programa Pró-Saneamento, em parceria com o governo federal.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), todo o plano de expansão pode ser considerado “simples”, em termos de projeto, mas torna-se complexo por causa das interferências previstas no subsolo da avenida. Pelo fato de a rede de saneamento atual estar saturada, com equipamentos desgastados pelo tempo e que precisam ser substituídos, a instalação do novo sistema requer a sua compatibilização com as redes pluvial, de esgotamento sanitário, hidráulica, lógica e de telefonia já existentes e que perpassam pela principal via pública do Horto.

Também conforme a Semop, todo o plano de obras da empreiteira licitada é executado de quarteirão em quarteirão, com a realização de reparos necessários para provocar o mínimo de transtornos aos moradores. Após a conclusão das intervenções, o sistema de saneamento vai contemplar 100% dos imóveis no Horto e Santa Mônica, atendendo as demandas de moradores e comerciantes e, ainda, garantindo plenas condições para a expansão do bairro nos próximos anos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com