Cidades

‘O que é que a cidade tem?’ leva comunidade à Educação Integral

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga realizou nesta quarta-feira (12), uma reunião com cerca de 150 representantes da comunidade escolar que vão atuar na mobilização para a “Virada da Educação Integral”, prevista para o mês de setembro. O movimento visa estreitar a relação da escola com a comunidade do seu entorno, desenvolvendo ações que vão além dos muros das unidades escolares por meio das atividades do programa “O que é que a cidade tem?”.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como objetivo efetivar a implementação das ações da Educação Integral, articulando os potenciais educativos de pessoas e lugares. “Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade escolar e envolver os cidadãos no processo de aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino”, destaca a coordenadora do Departamento Técnico Pedagógico, Maria Aparecida da Silva.

Durante a reunião, realizada no Centro de Treinamento da Prefeitura de Ipatinga (CEPAI), o Grupo Articulador formado por gestores, integrantes do Núcleo de Estudos da Educação Integral e educadores comunitários dos programas Mais Educação e Ipatinga: Cidade Leitora, discutiram e avaliaram a ampliação das ações do programa “O que é que a cidade tem?” para que a comunidade escolar possa colaborar com as atividades em cada uma de suas etapas.

CIDADE EDUCADORA
As ações da Prefeitura para qualificar a Educação de Ipatinga são desenvolvidas desde 2013. A ampliação do número de alunos na Educação Integral e a qualificação do tempo de permanência dos estudantes nas escolas são ações amplamente discutidas pela SME com pais, gestores e educadores da rede municipal. “Entendemos que a Educação Integral engloba muito mais do que ampliar o tempo em que o aluno permanece na escola. Estamos trabalhando com o conceito de Cidade Educadora e queremos transmitir para a comunidade escolar que o processo de aprendizagem ocorre, também, fora das escolas”, explica Maria Aparecida.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com