Cultura

O Lago dos Cisnes e Janelas de Minas na programação do Encontro de Artes

IPATINGA – A magia de uma das peças mais marcantes do ballet clássico mundial integra as apresentações de encerramento das atividades da décima edição do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço. Trata-se do Encontro de Artes que apresenta o segundo ato do O Lago dos Cisnes, que completa 140 anos de sua estreia, e Janela de Minas, reunindo integrantes do Centro de Referência, Academia Olguin/Cariru e bailarinos convidados em duas únicas apresentações no próximo fim de semana, 02 e 03 de dezembro, sábado e domingo, sempre às 20h, no teatro do Centro Cultural Usiminas.

O PROJETO
A décima edição do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço teve início em junho deste ano, com aulas de ballet clássico ministradas por Salette e Larissa Olguin. Trata-se de um projeto que tem como principal objetivo inserir as participantes no universo da dança, em especial no ballet clássico, buscando com isso ampliar o olhar e repertório cultural das mesmas. Ao longo destes 10 anos o projeto realizou, com o Encontro de Artes, oficinas com vários profissionais da dança como Edson Beserra, Gabriela Christófaro, Rodrigo Gièse, Reynaldo Muniz Delgado, Adriana Vilela, Aretha Maciel e Peter Lavratti, que também foi professor de dança contemporânea no projeto em 2009, bem como apresentação de espetáculos convidados com a M.E.I.O Artistas Associados, Grupo Mineiro de Danças Clássicas e Cia. de Dança Sesiminas.
Destaque para as montagens realizadas com as alunas e bailarinos convidados como os clássicos de repertório O Quebra Nozes, Paquita e O Lago dos Cisnes; bem como coreografias especialmente concebidas para as participantes do projeto como Amazônia, Clássicos Brasileiros, Branca de Neve e os Sete Anões, Janelas de Minas, Flash Back, Alice no País das Maravilhas e O Mundo do Circo, assinadas pelas professoras do projeto.

LAGO DOS CISNES
Duas coreografias integram esta edição do Encontro de Artes. Abre as apresentações o segundo ato do clássico de repertório O Lago dos Cisnes, coreografia original de Marius Petipa/ Lev Ivanov e música de Tchaikovsky. Considerado o ballet mais romântico de todos os tempos teve sua estreia em 1877, no teatro Bolshoi, em Moscou. O ballet conta a história de Odette, uma jovem que vive sob um terrível feitiço lançado pelo bruxo Von Rothbart. Durante o dia transforma-se em um lindo cisne e só à noite retorna à forma humana. Apenas o amor verdadeiro será capaz de quebrar essa maldição.
O espetáculo reúne no elenco a bailarina Maria Eduarda Caetano, no papel da Princesa Odette; Guilherme Júnio como Príncipe Siegfried e Lair Assis, bailarino da Cia. De Dança do Palácio das Artes, como o bruxo Von Rothbart. O corpo de baile é formado por bailarinas do projeto e Academia Olguin/Cariru. Assina a adaptação coreográfica Guilherme Júnio, formado pela Escola Bolshoi Brasil, com direção artística de SaletteOlguin.

JANELAS DE MINAS
O segundo espetáculo da noite, Janelas de Minas, tem coreografias de Larissa e Salette Olguin, cenários de Souza Lobbo, design de luz de Otaviano Mendes e confecção de figurinos de Kátia Faiko, Jaine Campos, Marli Dutra e Nilda Calais. Em cena a riqueza cultural mineira, por meio de suas danças, histórias, luta por ideais e encantos gerais. O espetáculo reúne no elenco integrantes do Centro de Referência em Dança e da Academia Olguin/Cariru. Quadrilhas e congadas integram as coreografias que tem como convidados a bailarina Maria Eduarda Caetano e Guilherme Júnio.
O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço é patrocinado pela Usiminas, com apoio do Usicultura, Associação Cultural Zélia Olguin e Panorama Tower Hotel. O incentivo é do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Salette Olguin, com produção de Marilda Lyra. Informações pelo telefone (31) 99966 4166.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com