Cidades

Número de Microempreendedores Individuais cresce em Ipatinga

IPATINGA – A Sala Mineira do Empreendedor (SMEI) que, dentro do atual governo de Ipatinga, foi implantada no andar térreo da Prefeitura com o objetivo de agilizar e simplificar as formações e inscrições de empresas na cidade, tem resultado em números muito positivos para a economia do município. Cada vez mais, o organismo vem se constituindo em instrumento de estímulo a investimentos, e os atendimentos realizados crescem mês a mês. No último ano, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) registrados cresceu cerca de 18% em comparação com 2018, passando de 13.741 para 16.327, segundo dados do portal do empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br/estatísticas).

Entre os MEIs inscritos na cidade, a área de maior concentração é a de Comércio Varejista de Artigos de Vestuário. Para Andréa Lage, coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor, a representativa elevação dos números “resulta da necessidade de criação de novas fontes de renda, que reduz a informalidade e reflete de forma positiva na economia. O baixo custo da formalização é um dos principais incentivos para o aumento do número de MEIs”. Ter uma empresa formal, com CNPJ, traz facilidades financeiras para o empresário como o acesso a empréstimos bancários com taxas bem menores que as praticadas para pessoas físicas. Outras vantagens são a possibilidade de fazer compras mais baratas, emitir nota fiscal e os benefícios previdenciários.

A Sala foi inaugurada em junho de 2018 e é resultado de parceria firmada pelo município de Ipatinga com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ela fica localizada no hall de entrada do prédio-sede da Prefeitura, ao lado do posto de atendimento do Banco Itaú. A repartição faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e se constitui também em canal de geração de emprego e renda para a cidade.

FRENTES

As ações geridas pela SMEI envolvem três frentes de atendimento. Uma delas é a da orientação e informação, que atua distribuindo material informativo sobre empreendedorismo, indica previamente sobre o processo de registro e licenciamento, e também sobre os procedimentos e legislação do registro mercantil. Outro eixo de ação é o de serviços, consultando viabilidade, emitindo documentos de certidões da Jucemg, formalizando e emitindo o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), além da inscrição das empresas no Cadastro do Município e solicitação do Alvará de Localização e Funcionamento (empresas constituídas na Jucemg). A SMEI também executa uma frente que é voltada para as capacitações, que são realizadas no Espaço Qualifica.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com