Cidades

Novas espécies botânicas são oficialmente descritas

VITÓRIA – Três novas espécies botânicas de Mata Atlântica foram oficialmente descritas para a Ciência no início deste ano a partir de material coletado na Reserva Natural Vale (RNV), área conservada de Mata Atlântica mantida pela Vale em Linhares, no Norte do ES, e que é um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica do país.

Batizadas de Eugenia cataphyllea, Eugenia hispidiflora e Begonia jaguarensis, as novas plantas receberam os nomes vulgares de Batinga melosa, Araçá cheiroso e Begonia rasteira, respectivamente. Os artigos que descrevem as duas primeiras foram publicados na revista Nouvon, do Missouri Botanical Garden. Já o texto que descreve a terceira planta foi publicado na revista Candollea, do The Conservatory and Botanical Garden of the City of Geneva (CJBG). Ambas as publicações estão entre as consideradas mais relevantes do ramo científico tanto no que diz respeito à flora, quanto à fauna.

ENDÊMICA
Da família das goiabeiras, pitangas e araçás, a Eugenia cataphyllea é conhecida apenas para a Floresta de Tabuleiro, uma das formações mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica e a que predomina na Reserva Natural Vale. Trata-se de um arbusto ou arvoreta que pode chegar a medir de 2 a 3 metros de altura e que floresce entre os meses de setembro e outubro. Já a frutificação da espécie ocorre entre outubro e novembro.

A Eugenia hispidiflora, por sua vez, pode chegar a 3 metros de altura e ocorre nas florestas localizadas na costa do Norte do Espírito Santo e do Sul da Bahia. Seu período de floração acontece em novembro, e a frutificação entre janeiro e fevereiro.

Já a Begonia jaguarensis, cujo nome específico faz uma homenagem ao município de Jaguaré, no Norte do ES, é uma erva terrestre, ou epífita, que mede de 2 a 16 centímetros de altura e apresenta muitas glândulas e trichomas, que é a ocorrência de pelos nas folhas. A sua distribuição se dá também em Florestas de Tabuleiro e na Muçununga, uma das fisionomias da Mata Atlântica e que também é encontrada na Reserva natural Vale.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com