Cidades

Noruegueses se aliam ao setor metalmecânico

(Crédito: Grão Fotografia)

IPATINGA – As indústrias do setor metalmecânico do Vale do Aço ganham um novo impulso para fornecer para a Petrobras e outras companhias do setor de petróleo e gás. Nesta quarta-feira (17), Ipatinga recebeu empresários noruegueses para a assinatura de convênio entre o cluster NCE Node com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vale do Aço (Sindimiva) e com o Sistema Fiemg. O evento aconteceu no auditório da Fiemg Regional Vale do Aço.

O convênio aproxima mais de 230 indústrias de 58 empresas norueguesas para a troca de experiências e tecnologias. O objetivo é gerar novos negócios e abrir mercados para que o setor metalmecânico do Vale do Aço forneça para a cadeia de petróleo e gás. Esse acordo entre o Sindimiva, o Sistema Fiemg e o NCE Node será somado a outro, celebrado entre a Nortrain – maior centro de formação profissional no setor de perfuração e tecnologia de poços de petróleo da Noruega – e o Senai-MG. Com ele, serão instalados em Ipatinga cursos técnicos na área de tecnologia em perfuração e operação de poços e instrutores da entidade serão treinados em Stavanger, cidade do país europeu.

O evento contou também com a apresentação, para os empresários de Ipatinga, do Projeto de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais para os Setores de Petróleo, Gás e Naval do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), do Ministério de Minas e Energia. As indústrias mineiras da região, do setor metalmecânico, farão parte dessa ação do Governo Federal, apresentada pela secretária da produção do Mdic, Heloísa Menezes.

NORUEGUESES
O NCE Node é um cluster de negócio, abrangendo 58 empresas do setor de petróleo e gás no sul da Noruega. As empresas que o compõem entregam vários produtos, desde soluções de plataformas a equipamentos de alta tecnologia para uso em navios e plataformas. A lista de clientes inclui tanto empresas de equipamentos internacionais e nacionais como também empresas de petróleo e naval.

NORTRAIN
É o maior centro de formação profissional no setor de perfuração e tecnologia de poços de petróleo da Noruega. Têm mais de 30 anos de experiência na exploração offshore.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com