Cidades

No Dia Mundial da Água, Cenibra reitera compromisso sócio-ambiental

BELO ORIENTE – No Dia Mundial da Água, a Cenibra reitera seu compromisso com o uso consciente e responsável desse recurso como uma de suas prioridades. Programas visando à redução do consumo de água, por meio da otimização de processos produtivos e inovações tecnológicas, vêm possibilitando uma redução significativa do uso de água nos processos industrial e florestal e, consequentemente, ampliando a disponibilidade de água para a sociedade.

A Empresa vem desenvolvendo diversas ações que visam ao aumento da disponibilidade hídrica e à melhoria da qualidade da água nos municípios de sua área de atuação.

COOREDORES ECOLÓGICOS

Um exemplo dessas ações é o Projeto de Formação de Corredores Ecológicos, que consiste no cercamento de nascentes e de Áreas de Preservação Permanente (APPs) hídricas situadas na Bacia do Rio Suaçuí Pequeno, no município de Peçanha. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Peçanha, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Metalúrgica Morlan e os produtores rurais, o projeto iniciado em 2017, já possibilitou a proteção de 487 nascentes e a formação de mais de 15 mil hectares de áreas conectadas, contribuindo de forma significativa para a proteção ambiental do manancial que abastece a sede do município e para a conservação da biodiversidade na região.

SUBSOLAGEM

Outra ação é o Projeto Subsolagem, que consiste na difusão de técnicas de conservação do solo e da água, visando à ampliação da capacidade de infiltração de água no solo nas propriedades rurais.  A subsolagem é uma das técnicas mais eficazes para viabilizar o aumento da infiltração de água em grande escala, sobretudo em um contexto de pastagens degradadas pela compactação, contribuindo também para minimizar processos erosivos, consequentes assoreamentos e perda de produtividade das pastagens. Iniciado em 2019, o Projeto já possibilitou a realização de mais de 4 mil hectares de áreas subsoladas nos mananciais que abastecem os municípios de São Domingos do Prata, Nova Era, Peçanha, Sabinópolis e Periquito.

FOSSAS SÉPTICAS

O lançamento indiscriminado de esgoto doméstico sem tratamento é um grave problema ambiental: polui o meio ambiente, contamina a água e causa doenças. Com a percepção de que esse tema é importante para sua atuação, a Cenibra implantou o Projeto Fossas Sépticas. Em 2019, a iniciativa possibilitou a instalação de 100 fossas sépticas em propriedades rurais sediadas no manancial responsável pelo abastecimento da sede do município de Peçanha. Até o final de 2021, o Projeto possibilitará a instalação de mais 100 fossas em propriedades rurais participantes do Programa de Fomento Florestal da Cenibra, distribuídas nos municípios de sua área de atuação.

MATAS NATIVAS

A Cenibra mantém, ainda, mais de 103 mil hectares com matas nativas, grande parte ao redor de nascentes, córregos, rios e lagos, viabilizando a proteção desses recursos que são vitais para a sociedade. Essa quantidade de matas nativas protegidas pela Empresa é equivalente ao dobro da quantidade que é exigida pela legislação florestal brasileira e, no interior destas matas, mais de 4.500 nascentes estão protegidas e produzindo águas que abastecem as comunidades vizinhas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com