Cidades

Na CMI, primeira chapa registrada é encabeçada por novato

Chapa encabeçada por Toninho Bethânia, do PCdoB, é registrada na Câmara nesta quinta-feira: Adiel Oliveira é candidato a vice            (Crédito: CMI)

IPATINGA – Foi registrada no fim da tarde desta quinta-feira (27), na Secretaria Geral da Câmara Municipal, a primeira chapa que irá concorrer aos cargos da Mesa Diretora da Casa a partir do ano que vem. O grupo é encabeçado por Toninho Bethânia (PCdoB), que pela primeira vez ocupará uma cadeira no Legislativo, e tem como vice o também novato Adiel Oliveira (PPS). Outro recém chegado na Câmara, Nilsin da Transnil (PRTB), concorrerá como 1º secretário e o atual vereador Nilson Lucas (PMDB) como 2º secretário.

Atualmente, a Mesa Diretora da Câmara é composta pelos vereadores Nardyello Rocha (PSD) como presidente, Agnaldo Bicalho (PT), como vice-presidente, Nilson Lucas (PMDB), como 1° secretário, e Roberto Carlos (PV), como 2° secretário. As eleições acontecem a cada dois anos.

O grupo que foi registrado ontem já possui o apoio declarado de outros seis vereadores, sendo, portanto, maioria no Legislativo ipatinguense. Os parlamentares Léo Escolar (PCdoB), Ley do Trânsito (PSD), Nilton Manoel (PSD), Roberto Calos (PV), Fabinho (PSL) e Jadson (PPS) anunciaram apoio à primeira chapa e se, até o dia da votação, não houver troca de lado, o grupo sairá vitorioso.

Segundo Nilson Lucas, as conversas entre os vereadores desta chapa começaram após o fim da corrida eleitoral, em outubro deste ano. Somente esta semana houve um consenso na escolha dos nomes. Para Nilson, o resultado reflete uma sintonia de pensamento entre os parlamentares, que poderá trazer bons frutos no que ano vem.

RUPTURA
O registro da chapa nesta quinta também pode ser considerado uma baixa para o Partido dos Trabalhadores. Durante todo o processo eleitoral que elegeu Cecília Ferramenta, ela teve como apoiador o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que fez parte da coligação Pra Consertar de Novo, liderada pelo PT.

No entanto, o apoio do PCdoB não foi mantido no que se refere à disputa da Mesa Diretora da Câmara. Lideranças do Partido dos Trabalhadores em Ipatinga procuraram os dois parlamentares eleitos na cidade pelo PCdoB horas antes do registro da chapa para um possível acordo entre as partes, mas não obtiveram sucesso.

No entanto, segundo o futuro vereador Léo Escolar, o grupo que tem a maioria não pode ser considerado de oposição ao Governo de Cecília. “Não existe oposição. Andaremos junto com a prefeita, mas teremos respeito por quem votou na gente”, disse. Outro presente na coligação de Cecília foi o PRTB de Nilsin da Transnil. Porém, ele não participou da campanha eleitoral ao lado do PT.

PT
Com cinco parlamentares eleitos este ano, o PT garantiu a maioria das cadeiras no Legislativo a partir de 2013 e elegeu a prefeita com uma ampla maioria de votos. Seus membros vêm discutindo a eleição há pelo menos um mês para garantir ao partido a presidência da Mesa Diretora. A articulação atual está em torno da candidatura de Sebastião Guedes, com o aval da futura prefeita. Guedes, que não confirma seu nome como candidato, contou que as decisões com relação à votação e apoios serão tomadas hoje (28).

Segundo o regimento interno da Câmara, os vereadores têm até o dia 31 para registrarem suas candidaturas e, uma vez feito o registro, não poderão ser retirados os nomes que compõem a chapa.
A eleição da Mesa Diretora acontece no dia 1° de janeiro de 2013, após a cerimônia de posse dos eleitos em outubro. A primeira reunião presidida pela nova mesa acontece após o dia 20 de janeiro.


Grupo que anunciou apoio à 1ª chapa registrada na Câmara

Toninho Bethânia (PC do B)*
Adiel Oliveira (PPS)*
Nilsin da Transnil (PRTB)*
Nilsinho (PMDB) *
Léo Escolar (PC do B)
Ley do Trânsito (PSD)
Nilton Manoel (PSD)
Roberto Calos (PV)
Fabinho (PSL)
Jadson (PPS)

(*) Os quatro primeiros nomes são candidatos a cargos na Mesa Diretora.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com