Nacionais

Mutirão vacina mais de 14 mil pessoas contra a febre amarela

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga informou nesta segunda-feira (23) que no último sábado (21) cerca de 14,1 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela, durante o mutirão que abrangeu 15 postos de saúde. A ação eleva para mais de 76 mil o número de munícipes já vacinados contra a doença, o que representa um contingente de quase 30% da população. O maior número de pessoas vacinadas foi registrado na Unidade Básica de Saúde do bairro Bethânia. A imunização começa a fazer a efeito dez dias após a aplicação da vacina.
Cerca de 320 profissionais de Saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e auxiliares administrativos estão envolvidos no trabalho, que prossegue nas Unidades Básicas de Saúde durante toda a semana, das 8h às 17h.

CARTÃO ATUALIZADO
A moradora do bairro Bethânia, Aparecida Rosa da Silva, que atendeu à convocação para ser vacinada, aprovou a iniciativa, explicando: “Como tive uma folga nesse sábado, não tive dúvidas de que deveria comparecer ao posto para me vacinar. Contudo, para minha tranquilidade, fui informada por uma das técnicas de plantão que já estou imunizada contra a febre amarela. Vou precisar tomar uma nova dose apenas em 2020. Foi muito bom ter vindo à Unidade de Saúde e saber, também, que meu cartão de vacinação está em dia”, destacou.

PREVENÇÃO
Além de deixar em dia o cartão de vacinação, outras medidas de proteção individual podem ser tomadas na prevenção à febre amarela, especialmente por aqueles que vão viajar para áreas com indícios da doença. São recomendados repelentes de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com