Cultura

Musica Instrumental no Ciclo Cênico Musical

IPATINGA – Depois de circular com o carroção cênico por dez cidades mineiras em 2018, levando na bagagem atividades de artes cênicas como oficinas de danças urbanas, jogos cênicos, maquiagem e contação de histórias, além da apresentação do espetáculo “A Máquina do Tempo”, o projeto Ciclo Cênico Musical – Arte em Movimento retoma em março a circulaçãode sua parte musical por sete municípios mineiros.

A circulação de música teve início em novembro do ano passado com apresentações do grupo Choro do Vale e da Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço. Desta vez o projeto visita as localidades de Açucena, Periquito, São Domingos do Prata, Santa Bárbara, Guanhães, Iapu e Peçanha.

INSCRIÇÕES

Para isso abre inscrições para grupos de música instrumental para participação desta fase do projeto.  Podem participar grupos musicais atuantes na região do Vale do Aço e nas cidades por onde o projeto vai circular. Interessados podem se inscrever enviando currículo, contendo número de integrantes, rider técnico e link de vídeo de apresentação para a produção do projeto no emailmarilda.lyra@gmail.com.  As datas das apresentações serão definidas pela produção do projeto em parceria com os departamentos de cultura das cidades por onde irá circular.

 

CIRCULAÇÃO EM 2018

Em 2018 o Ciclo Cênico esteve presente em Peçanha, na comunidade de Santa Rita, Pedrosos, Córrego dos Alves e no centro da cidade; em Guanhães levou suas atividades para o distrito de Taquaral e centro. Visitou também Antônio Dias, Catas Altas, Belo Oriente,Naque, Iapu, Cantagalo, Mesquita e Ferros.

Em cada localidade contou com a parceria da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura que abraçaram o projeto e não mediram esforços para seu sucesso. E os números falam por si. Nas oficinas ministradas participação de cerca de 1500 crianças e adolescentes e presença de cerca de 4.000 pessoas nas apresentações do espetáculo “A Máquina do Tempo”, que ocupou praças, quadra de escolas e ginásios ao longo do segundo semestre de 2018.

 

EQUIPE

A equipe do Ciclo Cênico é formada por Silvio Magela Martins, ministrando oficina de danças urbanas; Claudinei de Souza, Barbara Pavione e Roberto Iokel na oficina de Jogos Cênicos; Rômulo Amaral no comando dos pinceis na oficina de maquiagem e Nancy Nogueira ( Pituxa) na contação de histórias. O elenco do espetáculo “A Máquina do Tempo” reúne artistas vindos de grupos teatrais atuantes no Vale do Aço: Roberto Iokel do Grupo Rizoma; Bárbara Pavione e Leo Coessens do Coletivo Aberto; Didi Peres do Grupo Farroupilha; além do diretor e dramaturgo do espetáculo, Claudinei de Souza, do Grupo Boca de Cena.

Patrocinado pela Cenibra, utilizando os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento conta apoio do Instituto Cenibra e das Secretarias de Educação e Departamentos de Cultura das prefeituras das cidades visitadas, Aproc – Associação Pró-Cultura de Ipatinga e Grupo Boca de Cena. A realização é de Marilda Lyra e Ministério da Cidadania.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com