Cidades

Mulheres de Timóteo propõem políticas públicas mais efetivas

ACS PMT

TIMÓTEO – As mulheres do município realizaram a 2ª Conferência dos Direitos da Mulher, na Associação dos Aposentados e Pensionistas. A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Vera Dutra, ressaltou a importância da promoção contínua de diálogos que enriqueçam e evidenciem verdadeiramente os direitos promulgados em lei. “E preciso trazer à tona com maior frequência, os direitos que foram adquiridos ao longo de tantos anos de luta. As leis, para serem mais efetivas, precisam sair do papel”, declara a presidente.

O presidente da Câmara Municipal de Timóteo, Moacir de Castro, declarou, na abertura do evento, que a mulher está ocupando cada vez mais o seu espaço porque estuda, se desenvolve e batalha em várias frentes. “Minha filha Nicole de Castro é delegada de polícia em Vitória e comanda 65 homens”, conta, orgulhoso.

A palestrante, Margarete Amorim enfatizou que é preciso “desnaturalizar” as violações cotidianas que as mulheres sofrem, em casa, no trabalho e na rua. “Não estamos acostumadas a ter voz. Fomos caladas por tantos anos, e, por isso, temos que conhecer nossos direitos para fazê-los cumprir e contrapor à lógica do domínio masculino. Margarete citou Rose Marie Muraro, uma das primeiras mulheres a falar sobre a questão de gênero no Brasil.

ESPAÇOS
Entre as várias propostas dos grupos de trabalho foi contemplada a criação, em curto prazo, de serviços e equipamentos especializados em atendimento à saúde da mulher, às mulheres vítimas de violência e dependência química. Isso porque, na sua maioria, as entidades que prestam serviços de assistência só atendem homens ou simplesmente inexistem na região.

Foi proposta ainda, entre outras, a inclusão na grade curricular das escolas, das disciplinas relacionadas aos direitos sociais, incluindo os direitos de gêneros. Sobre o sistema político com participação das mulheres e igualdade foi recomendado o aumento da receita do fundo partidário, bem como o aumento da publicidade.

DELEGADAS

Mais de 130 pessoas participaram da II Conferência dos Direitos de Mulher de Timóteo e elegeram os seguintes delegadas que irão representar o município na etapa da Conferência Estadual: Maria Aparecida Moreira Fourreaux, Vera Lúcia Antunes Lopes Dutra, Cristiana Miranda Siqueira, Aparecidade Souza Roberto, Jeniffer Graciele Rodrigues Gomes, Helena Geralda da Silva, Rosane Penha Neiva Rodrigues, Amanda Andrade Soares, Carmem Ferreira da Silva Cares e Claudinéia Andrade Pereira (representantes da sociedade civil). E, ainda, Rosanna Borges Moura, Andréia Rocha Souza, Camila Rabelo Hanaôka e Letícia Drumond Fraga (representantes do poder público).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com