Cidades

Mudas de pupunha são levadas para zona rural

IPATINGA – Cerca de 110 mil mudas de palmito pupunha, cultivadas desde janeiro no Viveiro Municipal, começaram esta semana a ser transportadas para unidades produtivas localizadas na zona rural de Ipatinga e região. As plantas são carregadas em caminhões oferecidos gratuitamente pela Cenibra aos produtores rurais, que no ano passado se interessaram em participar da organização da cadeia produtiva do palmito. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga, integrando a política de incentivo à diversificação da economia regional.

“A partir da entrega das plantas aos produtores, as mudas serão cultivadas até novembro, em viveiros montado nas propriedades, antes de serem efetivamente plantadas nos terrenos. A previsão é de que a primeira colheita ocorra em 18 meses após o plantio”, detalha o diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento da PMI, Wagner Eustáquio.

EXPECTATIVA
Entusiasmado com a expectativa de um mercado promissor, o advogado e jornalista Luciano Oliveira Gomes, de 36 anos, fez questão de acompanhar de perto o transporte das 20 mil mudas de pupunha que adquiriu no fim do ano passado.

“Acredito em 100% de lucro. É um tipo de produto que tem mercado na região”, afirma Oliveira, que vai plantar as mudas num terreno da família em São Cândido, na zona rural de Caratinga. “Construi um viveiro com o suporte técnico da Emater, e estou empolgado com a produção do palmito. Já contratei cinco pessoas para cuidar da plantação”, conta.

No próximo mês, a Prefeitura de Ipatinga vai promover mais uma atividade de capacitação para os produtores do palmito pupunha, com a realização de um dia de campo. As aulas vão abordar temas como irrigação, adubação e preparação do solo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com