Cidades

MP aponta Cenibra como responsável por mau-cheiro que atingiu a região

Empresa havia divulgado nota negando responsabilidade no incidente

IPATINGA – O mau-cheiro provocado em toda a região do Vale do Aço no último dia 11 foi provocado pela Cenibra, conforme a 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga. Declaração do Ministério Público foi feita nesta terça-feira, uma semana após o incidente, quando a Cenibra divulgou uma notando negando a responsabilidade no caso. Ainda segundo a nota do MP, baseada em informações da empresa, a emissão, que usualmente acontece apenas por alguns minutos, por uma falha no sistema, ocorreu por mais de 7h.

A íntegra da nota do Ministério Público é a seguinte

Em complementação à nota emitida em 12 de fevereiro de 2020, o Ministério Público informa que foi detectada a emissão de gases mercaptanas (GNC – Gases Não Condensáveis – Mercaptanas) pela empresa Cenibra, por um tempo maior que o usual, no dia 11 de fevereiro de 2020, no período de 16h às 23h30. Segundo informou a empresa, a emissão, que usualmente acontece apenas por alguns minutos, por uma falha no sistema, ocorreu por mais de 7h.

O evento detectado pela empresa, combinado com as condições meteorológicas de predomínio de vento nordeste, direção Governador Valadares-Ipatinga, é compatível com a ocorrência de odores desagradáveis registrada na noite de 11 de fevereiro de 2020.

Como mencionado na nota emitida em 12 de fevereiro de 2020, a exposição não prolongada a baixas concentrações de gases mercaptanas não tende a causar consequências graves à saúde. No entanto, considerando as alterações causadas no estado de bem-estar físico, mental e social da população do Vale do Aço, e ainda em razão da poluição atmosférica, o Ministério Público buscará uma compensação junto à empresa pelos interesses difusos atingidos.

A empresa Cenibra informou ao Ministério Público que tem interesse em firmar acordo prevendo termos para o monitoramento de gases oriundos do seu processo produtivo, bem como compensação pela ocorrência de 11 de fevereiro de 2020.

Ipatinga, 18 de fevereiro de 2020.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com