Cultura

Mosaico de Histórias resgata contos entrecruzados por rios

Foto: Encontro dos rios Doce e Piracicaba, em Ipatinga

IPATINGA – Qual é o rio que te atravessa? Com essa pergunta o projeto Mosaico de Histórias resgatou histórias entrecruzadas por algum rio, cheias de magia e encantamento. Em áudios, vídeos, textos digitados e escritos à mão foram chegando memórias da infância e recordações. Essas histórias foram reunidas e a partir do dia 15 de julho, serão postadas  no instagram, @mosaico_de_historias e facebook.com/ @omosaicodehistoriasdo projeto.

CONTAÇÃO

Fruto do projeto Encontros Hibridus – Curso de Gestão Cultural Colaborativa, executado dentro da Lei Aldir Blanc do município de Ipatinga, com recursos da LAB Estadual – Espaço Híbridus Ponto de Cultura, que ofereceu aos participantes um panorama amplo de reflexões sobre a área de produção cultural. Desse curso um grupo formado por 14 artistas/profissionais da cultura, vindos das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Marliéria, Ipaba e Salvador lançaram a proposta de resgatar a tradição milenar de contar histórias.

Rio São João, em Itaúna (MG)

VÍDEOS E PODCASTS

Diariamente serão lançadas 03 histórias, em formato de vídeo ou podcast. Algumas narradas pelos próprios autores e outras pelas (os) integrantes do projeto Edna Vilma, Daniela Alves, Mari Antonacci, Luzia de Resende, Janaína Selva, Tatiane Bispo, Francisco Toledo, Kênia Coeli, Mônica Valoide, Camila Gomes, Genilson Carlos, Marizete Ferreira, Ildeniza Valadares e Marilda Lyra.

HOMENAGEM A NIVALDO RESENDE

Uma das histórias recebidas veio do jornalista e escritor Nivaldo Resende, que lamentavelmente nos deixou, vítima da Covid 19. “De vitórias régias, a águas vivas” é a história que ele nos contou e será narrada por Genilson Carlos.

Nivaldo foi Presidente da Academia de Letras de Ipatinga, membro Efetivo da ALB – Academia de Letras do Brasil – Mariana/MG e Membro Efetivo do InBRasci – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, Diretor de divulgação do Clube dos Escritores de Ipatinga. Autor dos livros “Papo de Peao” e “A Morte Oval”.  Foi revisor no Jornal Diário do Aço e editor da página de Cultura e Entretenimento e responsável pelos cadernos das edições especiais do jornal.

E o Mosaico de Histórias homenageia esse poeta, que tanto alegrava nossos dias com suas postagens nas mídias sociais, que amava as artes, sempre apoiando a cultura e os artistas do Vale do Aço com suas publicações. A primeira postagem do projeto, narrada por Daniela Alves, é nossa homenagem a Nivaldo Resende e às mais de 530 mil vítimas da covid 19”, destaca a atriz Mari Antonacci, integrante do projeto.

SERVIÇO

Mosaico de Histórias

Histórias em formato de vídeo e podcast disponíveis em

Instagram: @mosaico_de_historias

Facebook.com/omosaicodehistorias

Email: mosaicodehistorias.rio@gmail.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com