Cidades

Moradores fazem mutirão no Nova Conquista

PMI/Secom

IPATINGA – Depois de três finais de semana de trabalho, o calçamento da Rua H começa a avançar até o viradouro localizado no final da via, num trecho de aproximadamente 60 metros. A intervenção é realizada em regime de mutirão, envolvendo a Prefeitura de Ipatinga e a comunidade do loteamento Nova Conquista, no bairro Bom Jardim.

Neste sábado (11/07), seu Ozéias Carlos Pires, de 60 anos, vai voltar a ver os amigos que se juntam todo final de semana para participar do projeto. “O mutirão é uma alternativa viável, uma parceria que dá certo”, afirma o morador da região do Bom Jardim que é toda construída com a atuação direta de moradores e a Prefeitura.

Parcerias
O calçamento da Rua H é um dos projetos de mutirão que estão em andamento em Ipatinga, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Na Rua Quetúnia, bairro Esperança, um muro de arrimo está em fase final de construção; no Nova Esperança, os moradores já ergueram as paredes dos vestiários do campo de futebol society da comunidade, e no Caravelas está em andamento o projeto de calçamento da Rua Carfanaum. Nos próximos dias, terá início o trabalho de instalação de alambrado no campo do Barra Alegre, também a ser executado em mutirão.

Nestas parcerias, a Prefeitura entra com material e acompanhamento técnico e a própria comunidade fica responsável pela mão-de-obra, em horários alternativos, geralmente nos finais de semana. “Dessa forma, conquistamos melhorias e resgatamos as áreas públicas da cidade”, argumenta Ozéias Pires, que é presidente da Associação de Moradores do Nova Conquista (Amonc).

Em sua opinião, é preciso intensificar os mutirões na cidade, com a participação da Prefeitura e dos moradores, para que Ipatinga possa garantir mais qualidade de vida para todos. “Essa parceria [mutirão] enobrece, pois quem faz, sabe preservar e cuidar. O trabalho do poder público tem que ser feito, mas a preservação do que é público depende de cada um, e aquele que constrói, jamais quer destuir”, conclui o morador do Nova Conquista.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com