Nacionais

Moradores do Morro do Sossego pedem transparência sobre IFMG

(Crédito: Tiago Florentino)

IPATINGA – Os moradores do Morro do Sossego, parte alta do bairro Veneza, ainda não sabem o que será feito do prédio onde funcionava o Serviço Social da Indústria (Sesi) nem mesmo da quadra esportiva do bairro. Com a mudança do Sesi para o bairro Ferroviários, o imóvel foi destinado, pela Prefeitura, para a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). No entanto, ainda pairam dúvidas sobre quando o centro educacional será instalado.

O presidente da Associação de Moradores do Morro do Veneza (APROMOV), Adilson Prudêncio da Silva, reclama à Prefeitura um parecer aos moradores do bairro. Ele alega que não há nenhuma indicação do que será feito com a antiga Escola Municipal Presidente Vargas onde funcionou o SESI, além da quadra esportiva, que é o único recurso de lazer para as crianças do bairro e poderá ser fechada caso ocorra a instalação de um campus do IFMG.

PARALISIA

Adilson afirma ainda que a quadra esportiva pertence à antiga escola e, como consequência da vinda do Instituto Federal para o bairro, a população poderá ficar sem o local de recreação, que apresenta estrutura precária. O presidente ainda pede que a Administração construa uma sede para a Associação junto à nova quadra esportiva na rua Tancredo Neves. Segundo moradores do bairro a Prefeitura já tem dinheiro para a construção e obras já foram iniciadas, mas estão paralisadas devido à troca de gestores.

ESCLARECIMENTO
De acordo com a Secretária da Educação, Leida Alves Tavares, a área que era da antiga escola e que durante um tempo foi cedida para o Sesi, hoje foi doada à União para reforma e implementação do Instituto Federal de Minas Gerais, com previsão para começo das aulas em fevereiro do próximo ano. O funcionamento depende apenas do Governo Federal realizar o processo de seleção de pessoal e de recursos humanos.

Conforme Leida, já foi feita uma pesquisa de quais cursos serão ofertados pela instituição. Juntamente ao MEC já esta sendo feito um trabalho para a contratação de profissionais da área para que em fevereiro tudo possa estar funcionando.

Sobre as alegações feitas por Adilson em relação à destinação do local, a Secretaria da Educação alega que a partir do momento em que o Instituo foi doado, foi feita também uma escritura em nome da União para que funcione o Instituto. Uma reforma está prevista para o final deste ano.
Já no caso da quadra esportiva, ela passará por reformas e continuará à disposição da comunidade, bem como outros ambientes do IFMG. Leida diz que o Instituto Federal irá fazer trabalhos com a população do entorno.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com