Cultura

Missa Afro e Quizomba marcam festividades do movimento negro

IPATINGA – Cantos, danças, orações, tambores e oferendas vão marcar o domingo (24) em Coronel Fabriciano e Ipatinga, com ações em comemoração à Semana da Consciência Negra, cujas celebrações começaram no último dia 20 – data da morte de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra. Pelo terceiro ano consecutivo, será celebrada pelo padre Vanderlei Santos a Missa Afro, às 8h30, na catedral de São Sebastião, no centro de Coronel Fabriciano. A celebração especial terá participação de vários militantes da cultura negra: representantes do movimento negro de Timóteo, do Grucon-ISP (Consciência Negra de Ipatinga e Santana do Paraíso), do grupo teatral Rizoma e o grupo de capoeira Malês.

PRECONCEITO
Segundo a integrante da equipe de organização da Missa Afro, Lourdes Garcia da Silva, os ritos litúrgicos serão incrementados por cantos e reflexões sobre o preconceito contra os negros. “Vamos celebrar a memória de Zumbi dos Palmares trazendo para a celebração a cultura africana. Faremos também um momento de reflexão do preconceito praticado contra o povo africano ao longo da história, pois os negros foram muito importantes para o desenvolvimento político, social e econômico do Brasil”, disse Lourdes Garcia. Durante os ritos, o Grucon-ISP fará uma participação no momento do ofertório com oferendas de comidas típicas da África. Ao fim da missa haverá a partilha das ofertas.

QUIZOMBA

No período da tarde a festa da cultura negra tem continuidade em Ipatinga, no bairro Vila Celeste. A partir de 13h, serão realizadas na Escola Municipal João Amparo Damasceno, várias apresentações culturais que são resultado das oficinas de Dança Afro, Capoeira, Percussão e Roda de Conversa. As aulas e as palestras com o tema “Cultura Negra e Cidadania” foram ministradas gratuitamente em outubro e novembro para cerca de 700 pessoas em várias escolas públicas de Ipatinga. As atividades foram promovidas pelo projeto “Cultura Negra Circula pela Cidade”, patrocinado pela Prefeitura de Ipatinga por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A Festa Quizomba marca o encerramento do projeto cultural, cuja equipe conta com: Maria Helena Miguel (coordenação), Meiriane Carla Castro (produção), Polliane Torres (assessoria de imprensa), Patrícia Fernandes, Élida Silva, Nadir Ramaioli e Margarida Santos (palestrantes), Maria José Sampaio (assistente de produção), Rayaine Magjon (fotógrafa) e Julio Clever (contador).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com