Policia

Ministra dos Direitos Humanos vem a Ipatinga cobrar resultados

Ilustração do cartunista Jorge Inácio em homenagem ao jornalista assassinado

IPATINGA – A ministra da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, Maria do Rosário Nunes, visita a cidade na próxima terça-feira (18) para apurar de perto o andamento das investigações da execução do jornalista Rodrigo Neto, ocorrida no último dia oito de março. Ela vem acompanhada de membros do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, do qual é presidente, além do deputado estadual Durval Ângelo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

A vinda da ministra à cidade tem como objetivo buscar respostas sobre o crime que causou comoção na sociedade. Segundo a assessoria da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário deverá se encontrar com a Polícia Civil, responsável pela apuração do caso. Rodrigo foi assassinado com três tiros – dois no peito e um na cabeça – e as motivações do homicídio ainda são um mistério. Os depoimentos prestados até agora apontam o exercício da profissão de jornalista como única razão do assassinato. As investigações estão sendo feitas por policiais civis do

Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), de Belo Horizonte, que não se manifestam a respeito do assunto sob alegação de que as apurações correm em sigilo.

ATENTADO
A ministra, que é professora e deputada federal licenciada, já havia falado a respeito do caso nesta semana e afirmou que morte do jornalista possui características de execução e é um atentado contra a liberdade de expressão e os direitos humanos. Na última quinta-feira (14), durante sessão do Legislativo, o deputado Federal Roberto de Lucena (PV-SP) também manifestou pesar pela morte de Rodrigo Neto e afirmou que ele, bem como os deputados da Câmara Federal, defende a liberdade para os órgãos de comunicação.

O parlamentar aproveitou a ocasião para apoiar a iniciativa de seu colega, deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB – SP), que elaborou um projeto de lei propondo a participação da Polícia Federal na investigação de crimes contra jornalistas.

CARTA
Nesta sexta-feira (15) o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e o Comitê Rodrigo Neto, formado por representantes de veículos de comunicação do Vale do Aço, remeteram à Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais uma carta pedindo rapidez no processo de investigação e julgamento dos criminosos do assassinato do jornalista. Segundo o documento, a correta apuração do caso evita que um atentado contra a liberdade de expressão em Minas Gerais fique impune. A carta salientou que a sociedade em geral se sente coagida e amedrontada com mais um crime ocorrido no Vale do Aço, que vêm se caracterizando pela impunidade dos criminosos.

O Sindicato dos Jornalistas vem apoiando a causa com pedidos de solução do caso e também dando notoriedade às ações do Comitê Rodrigo Neto na capital mineira, onde é sediado. O vice presidente da entidade, Alessandro Carvalho, esteve em Ipatinga na última terça-feira (12) e colocou a estrutura do Sindicato à disposição da imprensa local para cobrança de apuração do caso.

REPERCUSSÃO MUNDIAL
A execução de Rodrigo Neto foi noticiada durante esta semana por diversos jornais em todo o mundo. O crime ganhou destaque na página do The Rio Times e também foi notícia nos portais Daiji World, da Índia, e no Time Turk, da Turquia. No site venezuelano, El Tiempo, Rodrigo foi descrito como um colunista de sucesso em jornais da cidade de Ipatinga.

No Brasil, a imprensa também deu amplo espaço ao fato nesta última semana. A reportagem do Observatório da Imprensa, por exemplo, afirma que “repórter assassinado sabia de corrupção na polícia”. O site “Carta Maior” também divulgou a notícia e pediu apuração do crime, que considera um atentado à liberdade de imprensa.
Já a reportagem sobre a chacina de Belo Oriente, de autoria do Comitê Rodrigo Neto, publicada ontem por jornais da região – entre eles o DIÁRIO POPULAR – também repercutiu em portais da internet de dentro e fora do Vale do Aço.


O assassinato de Rodrigo Neto repercutiu em diversos sites de notícias internacionais

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com