Cidades

Ministério da Saúde recolhe vacina Pentavalente e prorroga campanha

IPATINGA – Após o resultado insatisfatório sobre os lotes da vacina Pentavalente em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que avalia cor, odor e características de embalagem do material a ser distribuído, o Ministério da Saúde definiu por recolher todas as doses do imunobiológico nos municípios. A decisão impacta também no adiamento da Campanha Nacional de Multivacinação neste ano. Originalmente prevista para o mês de agosto, a campanha será realizada entre os dias 7 e 25 de outubro, sendo 19 de outubro o Dia D de divulgação e mobilização nacional.

Segundo o INCQS, somente as vacinas do laboratório produtor Biological E. Limited estão sendo recolhidas e suspensas em seu uso nos municípios brasileiros. O comunicado foi feito às Secretarias Municipais por meio de um Ofício Circular do Ministério da Saúde.

Atualmente, Ipatinga possui 1.300 doses satisfatórias da Pentavalente em estoque na Central de Vacinas no bairro Bethânia.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Mara Fernanda Andrade, “devido ao recolhimento agora decidido a Secretaria de Saúde espera que o governo estadual envie novas doses antes que a quantidade esgote nas salas de vacinação”.

A vacina é responsável pela imunização de cinco doenças: tétano, difteria, coqueluche, Influenza tipo B e Hepatite B. Ela deve ser tomada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de idade. Diferente da campanha nacional de imunização contra a Influenza, a Campanha de Multivacinação não possui metas e está focada principalmente na atualização da caderneta de vacinação das crianças.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com