Cultura

Minas Gerais participa do maior festival de gastronomia do mundo

 (Crédito: Ricardo Cobucci/Imprensa MG)


BH
– Algumas das delícias da culinária mineira vão conquistar o paladar de especialistas dos quatro cantos do mundo entre os dias 21 e 23 de janeiro, quando Minas Gerais será a grande estrela do XI Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusión. Nesta segunda-feira (14), em coletiva, o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, deu mais detalhes sobre a participação do Estado no maior evento de gastronomia do mundo.

O encontro, realizado todos os anos na capital espanhola, é considerado o “Oscar da Gastronomia”. É a primeira vez que um Estado é escolhido para ser homenageado. Desde 2002, quando o congresso foi criado, apenas cinco países – México, Peru, Coréia do Sul, Austrália e Singapura – tinham recebido a homenagem.

Nesta edição, a organização do Madrid Fusión convidou 15 chefs mineiros ligados aos restaurantes e eventos Virada’s do Largo, Senac Minas, Conspiração Gastronômica, Festival Comida de Buteco, Restaurante Trindade, Restaurante Hermengarda, Restaurante Vecchio Sogno, Taste-Vin, Restaurante Dona Lucinha, Restaurante Xapuri, Assunta, Albanos e Restaurante Atlântico.

Além dos mineiros, o mais renomado chef brasileiro e quarto melhor do mundo, Alex Atala – único do país que já participou de outra edição do congresso – também estará presente no festival.

PRODUTOS MINEIROS
O secretário de Turismo explicou que, para representar as delícias da gastronomia mineira no festival espanhol, foram escolhidos produtos típicos que possuem grande representatividade no mercado internacional, como a cachaça, o café e o pão de queijo. A água mineral oficial a ser servida aos participantes serão as marcas Cambuquira e Caxambu, ambas de Minas.

Convidados e participantes do Madrid Fusión também poderão apreciar algumas iguarias características de Minas, como castanha de baru, licores (jabuticaba, pequi e baru) e geleias (jabuticaba, pimenta e compotas de jabuticabas). Outro destaque serão as frutas cultivadas na região do Jaíba, no Norte do Estado: manga palmer, banana prata, mamão formoso e limão Taiti.

Minas terá dois estandes no evento: um institucional, com informações sobre o Estado e entidades parceiras; e outro de produtos, onde os participantes poderão conhecer alguns itens da gastronomia mineira e fazer degustações.

MADRID FUSIÓN

Neste ano, o tema do Madrid Fusión será ‘La Creativida Continúa’. O evento será realizado no espaço IFEMA. São esperados cerca de 1.100 jornalistas de diversos países para fazer a cobertura. Além dos brasileiros, 41 chefs de outros 13 países estarão presentes no festival. Na noite do dia 21, os 15 chefs mineiros serão responsáveis pela preparação dos pratos que serão servidos no coquetel oficial de abertura do evento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com