Cidades

Metasita prepara rodada de negociações com Aperam

O Metasita aguarda para hoje uma contraproposta da Aperam

TIMÓTEO – O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Município de Timóteo e Coronel Fabriciano (METASITA), espera que a Aperam apresente ainda hoje (25) uma contraproposta para as reivindicações dos empregados que foram apresentadas em meados de setembro.
A pauta de reivindicações foi elaborada a partir das sugestões dos trabalhadores e aprovada durante assembleias da categoria realizadas entre os dias 04 e 12 de setembro.
A proposta dos metalúrgicos é de manutenção dos direitos e garantias estabelecidos atualmente e também o reajuste salarial de 16,45%, recebimento de bônus como a participação nos lucros ou abono salarial no valor igual ao salário mínimo calculado pelo DIEESE para outubro, direito ao pagamento pelo retorno de férias igual a 100% da remuneração das férias, plano de saúde para aposentados, trabalho em turno de revezamento (somente para quem trabalha na Aperam), atualização do plano de cargos e salários, fim das horas extras e melhoria nos locais de trabalho.

MOBILIZAÇÃO
Os trabalhadores definiram também um calendário de atividades a serem realizadas pelo sindicato durante a campanha salarial como encontros com empresas pertencentes à base conveniada. Nas duas cidades, estima-se que sejam mais de 150 companhias que o sindicato abrange.
No último dia 16, Metasita e Aperam se reuniram para discutir os pontos da pauta. No encontro, os trabalhadores puderam reivindicar o aumento na participação dos lucros e resultados da companhia e reclamar do fechamento de algumas áreas da empresa, o que resultou em demissões. O sindicato afirmou ainda que os trabalhadores vem recebendo salários bem inferiores em relação aos que são pagos por outras empresas siderúrgicas, inclusive do próprio grupo.
Durante esta reunião, ficou acordado que as duas partes se encontrariam na data de hoje.

EXPECTATIVA
Segundo o Metasita, a maior expectativa da categoria é que seja apresentada uma contraproposta, para assim ser convocada uma assembleia dos trabalhadores para que sejam definidos os próximos passos da campanha salarial.
A data-base para o reajuste é primeiro de novembro, mas caso as datas estabelecidas pelo calendário do Sindicato não sejam obedecidas, a data-base fica garantida até o dia 14 de novembro.
A Aperam informou que não poderia se pronunciar sobre a contra proposta antes de se reunir com o Metasita, por motivos éticos.

SINDIPA

Os empregados do setor metalúrgico de Ipatinga também estão em campanha salarial. Na cidade, a pauta de reivindicações aprovada durante assembleia nos dia 08 e 09 de outubro, pede, entre outras coisas, um aumento real de 5% nos salários e um bônus do mesmo percentual, referente à produtividade do empregado. O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa) quer também que seja dado um abono aos funcionários no valor de R$ 1.500,00 a ser pago juntamente com os salários de novembro deste ano. A extensa pauta reivindica ainda o pagamento de vale-alimentação aos empregados da Usiminas no valor R$ 506 reais e a concessão de bolsas de estudo aos trabalhadores e seus dependentes. Também há solicitações de que sejam mantidos alguns benefícios para os funcionários como o pagamento das férias e adicional noturno.
Em Ipatinga, de acordo com o Sindipa, ainda não há datas para a negociação com as companhias e ainda não houve apresentação de contra propostas. A data-base também vence em 1º de novembro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com