Cultura

“Medida Provisória” tem exibição gratuita no Teatro de Arena

O Los Películas Cineclube apresenta em sua 71ª sessão longa que marca estreia de Lázaro Ramos como cineasta.

IPATINGA – O cinema nacional mais uma vez marca presença no Los Películas Cineclube, desta vez com o longa “Medida Provisória”, filme de estreia de Lázaro Ramos como cineasta. A exibição integra a programação itinerante do projeto aprovado pelo Edital Exibe Minas, que vem sendo realizada desde março deste ano em espaços alternativos e teatros, com recursos do Fundo Estadual de Cultura e capitaneado por Márcio Castro, um dos curadores do Cineclube.

O roteiro do longa é baseado em “Namíbia, Não!”, peça teatral de Aldri Anunciação, que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011. Primeiro longa de ficção de Lázaro Ramos tem como protagonistas Taís Araujo, Alfred Enoch e Seu Jorge. Conta ainda com um grande elenco de 77 atores, entre eles Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Flávio Bauraqui e Pablo Sanábio. O filme conta também com a participação da professora aposentada Diva Guimarães, neta de escravizados, que ficou nacionalmente conhecida após uma participação na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), em 2017, que comoveu toda plateia com seu depoimento.

DISTOPIA

O enredo se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão – a partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís e Alfred, o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller.

O filme recebeu o Troféu de Melhor Roteiro no Indie Memphis Film Fest. Foi considerado o “melhor filme brasileiro desde Cidade de Deus” no festival Pan African Film, além de sucesso da crítica especializada após exibição no badalado SXSW, entre outros festivais internacionais.

ENCONTRO

“Medida Provisória” promove um encontro de muitos profissionais de alta qualidade. “São 77 atores em apenas um filme e, para nosso país, é uma grande vitória”, destaca Lázaro Ramos. Perguntado sobre qual o significado político e cultural do filme para o Brasil e para o mundo em geral, Lázaro aponta que: “politicamente – embora não intencional porque foi escrito há sete anos – dialoga com questões fundamentais da atualidade, questões latentes do nosso país: o racismo, a forma de expressar afeto, a relação entre a lei e os desejos do povo, como nós – negros pessoas – querem ser representadas dramaturgicamente … Está tudo aí! Ele aparece mesmo que eu o tenha escrito há muito tempo. Seu significado político é colocar tantos atores negros, em grande parte, falando livremente sobre temas que são importantes para eles”, avalia Ramos.

O DIRETOR

O ator, apresentador, produtor, diretor e autor Lázaro Ramos nasceu em Salvador (BA). Recebeu, nos últimos 20 anos, mais de 70 prêmios e já interpretou quase cem personagens no cinema, teatro e televisão, e também publicou cinco livros. Embaixador do UNICEF desde 2009 é bem conhecido na América Latina por seu compromisso com as causas humanitárias. Em 2017, ele foi eleito um dos os afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos pelo MIPAD e recebeu seu prêmio na sede da ONU em Nova Iorque.

Começou a atuar em um grupo de teatro chamado Bando de Teatro Olodum, que ele revisitou em 2018 para comemorar o 28º aniversário do grupo, co-dirigindo o documentário “Bando, Um Filme De:”, com Thiago Gomes. Desde 2015 ele dirigiu, atuou e produziu a peça “The Mountaintop”, na qual ele interpreta o Dr. Martin Luther King, Jr.

Sua carreira no cinema inclui mais de 30 filmes. Um de seus filmes de maior sucesso foi o aclamado “Madame Satã” (2002) e outros títulos como “Carandiru” (2003) e “Tudo Isso Nós Aprendemos Juntos ”(2015) – que foi mostrado em mais de 20 países, incluindo Canadá, Itália, Espanha, Grécia, França, Suíça, Alemanha, Bélgica e Japão – e o recente “Beijo no Asfalto” (2018) pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Cineastas de Nova York.

Na televisão, ele interpretou vários personagens memoráveis. Com a telenovela “Cobras & Lagartos” (2006) foi nomeado para um Prêmio Emmy Internacional por melhor ator. Estrelou ainda as novelas “Duas Caras” (2007) e “Lado a Lado” (2012), que receberam o Emmy de melhor novela. Nos últimos anos, ele estrelou na TV série “Mr. Brau ”, que foi ao ar por quatro temporadas entre 2015 e 2018. A série estabeleceu-se como um marco na televisão brasileira, com críticas positivas em todo o mundo em jornais de renome como The Guardian e outros. Outras homenagens e prêmios foram recebidos no Toulouse Festival na França em 2007 e o Festival de Cinema de Lima em 2016 no Peru.

A curadoria do Los Películas Cineclube é assinada por Márcio Castro, Andres Gonzales, Enyaly Poletti, David Romeros, Camila Mendonça, Beto Oliveira, Gildário Mendes, Éderson Caldas e Marilda Lyra. A exibição gratuita de Medida Provisória acontece no Teatro de Arena do Parque Ipanema, a partir das 19h, do dia 17 de agosto, se encerrando com um debate sobre a obra. 

SERVIÇO

17 de agosto de 2022, 19h – Teatro de Arena do Parque Ipanema

Medida Provisória

Direção: Lázaro Ramos

2020 /Drama – 1h34min

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada Franca

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com