Cidades

Médico substituto é escalado para plantão no fim de semana

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Saúde determinou que uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que se encontra em licença maternidade fosse substituída por outro profissional para que a escala do plantão fosse mantida com dois médicos. A medida foi tomada para que os atendimentos, em especial durante o carnaval, fossem feitos dentro da normalidade, incluindo a utilização da UTI móvel.

Nesta sexta-feira (8), o DIÁRIO POPULAR publicou matéria em que relatava que apenas um médico estaria de plantão hoje e amanhã no Samu, o que resultaria na interrupção da Unidade de Suporte Avançado (USA).
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, por se tratar de uma UTI móvel, a USA precisa ser operada por um médico. No entanto, o atendimento telefônico do Serviço também necessita deste tipo de profissional, uma vez que ele é o responsável pela triagem telefônica dos atendimentos.

REESTRUTURAÇÃO
Segundo a Prefeitura, as escalas de plantão foram reestruturadas e as equipes operam em sua plenitude, sendo que casos isolados de licenças ou faltas vão ser solucionados com substituições por outros profissionais que já atuam na rede municipal.

Além da substituição da médica no plantão, a Secretaria de Saúde informou que profissionais concursados estão sendo convocados e contratados, com o objetivo de retomar e ampliar a prestação de serviços à comunidade, e que desde o início da atual Administração, a saúde tem sido priorizada, sendo inclusive contemplada na reforma administrativa que tramita no Legislativo, com um programa de modernização e readequação dos serviços.

MELHORIAS
No caso específico do Samu, a Prefeitura informou que o mesmo encontrava-se em um quadro lamentável e que neste momento está ocorrendo um completo trabalho de reestruturação de seus serviços, que passa pela contratação de profissionais concursados, melhoria nas condições de trabalho e reativação de equipes.

Nesta sexta-feira a Prefeitura de Ipatinga publicou no Diário Oficial um edital de processo seletivo em que prevê a contratação de oito médicos para trabalhar no Programa Saúde da Família. As inscrições serão realizadas entre os dias 18 e 20 de fevereiro e a seleção será feita por meio de prova de títulos e entrevista. O resultado, segundo o edital, deverá ser anunciado no dia 22 de fevereiro e o contrato dos convocados irá valer por um ano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com