Cultura

Márcio Abreu, Michel Melamed e Bia Lessa no Oficinas Culturais

IPATINGA – O projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas entra na penúltima semana de lives das comemorações dos 20 anos da iniciativa. A programação de novembro se encerra nesta semana, com a presença de três ícones das artes cênicas: Márcio Abreu, Michel Melamed e Bia Lessa. De quinta a sábado, 19, 20 e 21 de novembro, respectivamente, sempre às 20:00h. Claudinei de Souza, diretor do projeto, recebe os convidados no canal do projeto no You Tube – Oficinas Culturais Ipatinga.

Com uma programação diversificada desde outubro, o Oficinas vem promovendo encontros com importantes agentes da cena cultural mineira e nacional. Abriu as comemorações com uma contação de histórias, com o Dama Espaço Cultural. Por meio da curadoria compartilhada com Pedro Barroso, Casa Laboratório, Coletivo Aberto, Cênika Eventos e Academia Olguin/Associação Cultural Zélia Olguin, recebeu nomes como do ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos, Grace Passô, Wladimir Medeiros, Raysner de Paula e Ana Botafogo. 

Na programação de novembro a curadoria é assinada pela produção do projeto e o tema das lives será arte, teatro e dramaturgia. Participam das lives  Wenderson Godói, membro do Conselho Estadual de Cultura e diretor da Hibridus Dança, que acompanha Claudinei na conversa com Márcio Abreu; Daniela Alves e Mari Antonaci, atrizes e diretoras do DaMa Espaço Cultural de Timóteo, participam da conversa com Michel Melamed.

MÁRCIO ABREU

E a primeira live, na quinta-feira (19), é com Márcio Abreu que já é conhecido em Ipatinga pelas oficinas que ministrou em outras edições do projeto. O dramaturgo, diretor e ator fundou, em Curitiba, a Companhia Brasileira de Teatro. Desenvolve projetos de pesquisa e criação de dramaturgia própria, releitura de clássicos e encenação de autores contemporâneos, inéditos no pais, além de intercâmbio com artistas do Brasil e da França. Tem textos dramatúrgicos publicados pela Editora Cobogó e, ao longo de sua carreira, recebeu inúmeras indicações e prêmios como o Shell, Bravo, APCA, Questão de Crítica, APTR e Cesgranrio.

MICHEL MELAMED

Na sexta-feira (20) quem entra em cena é o autor, ator e diretor Michel Melamed. O diretor tem um trabalho transdisciplinar, marcado pela mistura de linguagens artísticas: teatro, literatura, Tv, cinema e música. Em sua carreira destacam-se, entre outros, o livro e espetáculo “Regurgitofagia”; as peças “Dinheiro Grátis”, “Homemúsica” e “adeusàcarne”; a performance, série e longa-metragem “Seewatchlook” (O que você vê quando olha o que enxerga?).

BIA LESSA

A última live de novembro, sábado (21), recebe a cineasta, diretora de teatro e ópera, exposições e desfiles de moda, Bia Lessa. Com uma carreira marcante Bia foi responsável pela criação do Pavilhão do Brasil na Expo 2000, em Hannover; pela Mostra do Redescobrimento, na Bienal de São Paulo; pela reinauguração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a ópera “O Trovador de Verdi”; pela exposição de 50 anos de carreira de Maria Bethânia, no Paço Imperial, Rio de Janeiro, e pela reinauguração dos painéis “Guerra e Paz”, de Candido Portinari, na sede da ONU, em Nova York. Bia Lessa dirigiu trabalhos como “Cena de Origem” (1989), “Casa de Bonecas” (2002) e “Grande Sertão: Veredas”, prêmio Shell 2018 de melhor direção.

ENCERRAMENTO

A programação comemorativa dos 20 anos do Oficinas Culturais – Trocas Coletivas se encerra em dezembro com o espetáculo “A Máquina do Tempo”, que reúne os atores Barbara Pavione, Didi Peres, Leo Coessens e Roberto Yokel, com dramaturgia e direção de Claudinei de Souza.

O projeto Oficinas Culturais Trocas Coletivas é uma realização do dramaturgo, ator e diretor Claudinei de Souza. Conta com patrocínio da Usiminas, Pedreira Um Valemix e Valemassa, apoio do Instituto Usiminas e Fundação Vovô João Azevedo. O Incentivo é do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Lei estadual de Incentivo à Cultura. A produção é de Marilda Lyra e Rodolfo Bello. Informações pelos telefones (31) 98883 – 3142, (31) 99966 – 4166 e (31) 98662 – 4085.

SERVIÇO

Oficinas Culturais – Trocas Coletivas 20 anos

Local: Youtube – Oficinas Culturais Ipatinga, sempre às 20 horas

Tema: Arte, Teatro e Dramaturgia

Dia 19 de novembro – Live com Márcio Abreu

Dia 20 de novembro – Live com Michel Melamed

Dia 21 de novembro – Live com Bia Lessa

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com