Policia

‘Mar de Lama’ em Valadares afasta mais cinco vereadores

DA REDAÇÃO – A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Federal, deflagrou nessa quarta-feira (27), a segunda fase da Operação “Mar de Lama”, em Governador Valadares. Agentes públicos e políticos são investigados por fraudar licitações no município após os estragos causados pela forte chuva de 2013. Segundo a PF, o prejuízo aos cofres
públicos pode alcançar R$ 1,5 bilhão.

Cerca de 30 policiais federais deram cumprimento a 13 ordens judiciais: 7 mandados de busca e apreensão e 6 ordens de afastamento de funções públicas – 5 delas contra vereadores da Câmara Municipal e a sexta contra um gestor corporativo do SAAE.

NOVA FASE
A nova fase decorre da análise em materiais apreendidos na empresa do tesoureiro da organização criminosa investigada, durante a primeira fase da operação. Foram encontrados indícios de que, além dois oito vereadores já afastados, outros cinco vereadores e um gestor corporativo do SAAE recebiam propinas da organização criminosa investigada, para praticarem atos de ofício contrários ao interesse público.

Os nomes dos vereadores e do gestor corporativo do SAAE afastados foram encontrados em uma espécie de contabilidade de propinas, recebidas e pagas pela organização investigada, sempre vinculados a valores.
Com o desencadeamento desta segunda fase da Operação Mar de Lama, já são 26 o número de pessoas afastadas das funções no município de Governador Valadares, sendo que 13 delas são vereadores.

VEREADORES AFASTADOS
Os vereadores afastados por ordem judicial são: o presidente da câmara Adauto Carteiro (PROS), Cabo Isá (PMN), Chiquinho (PSDB), Iderlan (PPS) e Leonardo Glória (PSD). Eles ainda estão proibidos de entrar em prédios públicos de Governador Valadares.

Na primeira fase da operação a Justiça já havia afastado os vereadores: Ricardo Assunção (PTB), Ananias Paula da Silva, o Ananias Camelô (PSB), Geovane Honório (PT), Glêdston Gomes de Araújo, o Cabo Glêdson (PT), Levi Vieira da Silva (PMN) (anteriormente preso por tráfico de drogas), Marinaldo Carlos de Amorim, o vereador Zangado (PTC), Sezary de Oliveira Alvarenga, o Cezinha Alvarenga (PRB) e Milvio José da Silva, o Milvinho (PSL).

PRIMEIRA FASE
Na primeira fase da operação, ocorrida no dia 11 deste mês, a Justiça determinou o afastamento de 20 agentes públicos do município, dentre os quais oito dos 21 vereadores. Na ocasião, outras oito pessoas também foram presas durante a operação, entre elas estão diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e empresários que, segundo a PF, faziam parte da quadrilha que fraudava licitações para desviar verbas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com