Cidades

Zema mobiliza até atirador de elite contra servidores

Foto: Atirador de elite da PMMG no topo do prédio da Assembléia Legislativa: até onde pode chegar a estupidez do governador Romeu Zema?

Centenas de servidores participaram do ato. Homens da Polícia Militar acompanharam a movimentação dos manifestantes até mesmo do alto do prédio da Assembleia

BH – Servidores da segurança pública, educação, saúde e outras áreas do governo do estado se reuniram na manhã desta terça-feira (1), em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital, em manifestação contra a reforma da Previdência de Minas. Um forte esquema de segurança, que contou até com atiradores da Polícia Militar no alto do prédio da Assembleia, acompanhava a movimentação dos manifestantes.

INSATISFAÇÃO

Centenas de servidores participaram do ato para demonstrar a insatisfação do funcionalismo público aos deputados da casa que realizam nesta terça-feira (1), reuniões para discutir as propostas do governador Romeu Zema (Novo) para alterar a previdência estadual. Nesta manhã, o plenário analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55/2020, que aborda temas como a adoção de alíquotas progressivas de contribuição e a cisão do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

O Estado de Minas apurou que deputados reclamaram ao presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), sobre a operação de segurança. Patrus teria dito aos parlamentares que a decisão foi tomada pela corporação. Havia, inclusive, temor por invasão de Policiais Civis à sede do Legislativo. Durante o tempo em que a reportagem permaneceu no local, a manifestação seguiu de maneira pacífica. 

REPRESSÃO

A PMMG respondeu em nota que “Não há atiradores de elite empregados no evento. A PMMG acompanha a manifestação nos termos do art. 144 da Constituição Federal”.

Durante a reunião desta terça-feira, a deputada Leninha (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, criticou o esquema de segurança. “Os servidores estão sendo recebidos como se fossem bandidos. As imagens que recebi do Parlamento são de uma guerra. Havia entendido que haviam orientações por precaução e segurança, mas que os parlamentares poderiam, caso avaliassem, estar presentes ao debate”, afirmou.

Nota da ALMG

“A Assembleia Legislativa pauta sempre sua atuação na premissa de garantir a continuidade das atividades institucionais, mas com as condições necessárias à preservação da saúde e da segurança das pessoas no âmbito das suas dependências.

Esse cuidado se tornou ainda mais importante no atual contexto de pandemia, que exigiu a adoção pela Casa, ao longo dos últimos meses, de uma série de medidas destinadas a evitar aglomeração de pessoas e a propagação do contágio pela Covid-19.

Entre essas ações, destacam-se a priorização do trabalho remoto, por parte de parlamentares e servidores, e a restrição de acesso ao público externo aos ambientes da Assembleia, medidas reforçadas recentemente pela instalação de grades no entorno do Palácio da Inconfidência.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com