Cidades

Mais de 90% do público-alvo foi imunizado contra a gripe

IPATINGA – A campanha de vacinação contra a gripe encerrou nesta sexta-feira (20) com cobertura geral de 90,48% do público-alvo. Entre os dias 30 de abril e 19 de maio (última quinta-feira), a Secretaria de Saúde de Ipatinga aplicou 46.350 doses. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde era imunizar, no mínimo, 80% dos grupos prioritários, que somam 51.226 pessoas. A vacina é gratuita na rede pública para os grupos de pessoas com maior risco de desenvolver quadros graves da doença: idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestante, puérperas e doentes crônico, além dos trabalhadores de saúde. A campanha não será prorrogada, mas o município vai continuar a vacinar enquanto houver doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde à Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG), responsável pela distribuição aos municípios. A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra o H1N1, H3N2 e Influenza B. É segura e a única contra indicação é para pessoas que tenham alergia a proteína do ovo.

GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS

Apesar de atingir a cobertura geral do público-alvo da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde ressalva que alguns grupos prioritários continuam sem buscar a proteção. Entre as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias), apenas 46,85% e 51,43%, respectivamente, receberam a dose. Estudos comprovam que a vacina diminui o risco de parto prematuro e protege a mãe e o bebê, uma vez que a mulher imunizada transfere anticorpos para o filho por meio da placenta e leite materno. Outro grupo com risco de agravos por gripe é o de crianças, ainda com cobertura vacinal abaixo do preconizado pelo MS. Na faixa etária de seis meses a dois anos, 73,31% das crianças foram imunizadas. A cobertura é menor entre as pessoas entre dois anos e menores de cinco anos, com 68,12% vacinados. A secretaria lembra aos pais, que a vacina reduz internações e óbitos por gripe.

Fabriciano mantém vacinação para
gestantes e 2ª dose para crianças

A Prefeitura de Coronel Fabriciano encerrou a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, nesta sexta-feira (20). Destinada a crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres em pós-parto, idosos, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde, a ação que foi iniciada no dia 30 de abril, não se prorrogará, pois conseguiu atingir a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. As crianças que tomaram a vacina pela primeira vez terão que tomar a segunda dose até o dia 20 de junho. Gestantes permanecem com o acesso ao atendimento durante todo o ano.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Coronel Fabriciano, Jesuína Mendes, esclarece que após tomar a vacina, em duas ou três semanas o organismo começa a criar anticorpos. “As gestantes devem tomar a vacina o quanto antes, para estar imune à gripe com a chegada do inverno”, orienta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com