Cultura

Mais de 200 educadores debatem atitudes sustentáveis no Xerimbabo

O seminário pedagógico reuniu mais de 200 educadores para debater o tema “Atitudes Sustentáveis”

IPATINGA – O Projeto Xerimbabo Usiminas realizou nesta semana a primeira atividade da temporada 2016: o seminário pedagógico para educadores das redes pública e particular de ensino da região. Nos dias 17 e 18 de maio, mais de 200 educadores participaram do evento que abordou o tema “Atitudes Sustentáveis”. A proposta foi desenvolvida por meio de cinco oficinas realizadas no Viveiro de Mudas da Usiminas.

Os professores participaram de atividades pedagógicas de sustentabilidade, com cinco oficinas que apresentaram assuntos como: a construção de um minhocário doméstico, animais taxidermizados (processo de conservação de animais em pele, antes conhecido como empalhamento) e abordagem sobre tráfico de animais, a importância dos insetos e o uso de origami em sala de aula. As oficinas pedagógicas foram ministradas pela equipe técnica do Xerimbabo e professores e alunos do Unileste.

TROCA

A coordenadora pedagógica da escola Doce Infância, Gilsa Carvalho Soares, enfatiza a ação multiplicadora do seminário. “Há anos participo do seminário e estar aqui é uma troca de experiência e de conscientização ambiental. Depois que recebo as informações, retorno para a escola, reúno os professores e eles repassam o aprendizado em sala de aula, formando novos multiplicadores”, conta Gilsa que faz questão de dizer que toda a escola entra no clima do projeto Xerimbabo.

Tânia Gonçalves dos Santos, a professora do curso de Ciências Biológicas do Unileste, ressaltou a importância desse contato proporcionado pelo projeto. “Tiramos dúvidas dos professores, trocamos ideias sobre o que eles gostariam de realizar em sala de aula e não sabem como. Então, neste momento do seminário eles aprendem com a gente algumas facilidades de levar mini projetos para as escolas, fazendo com que os alunos aprendam com mais entusiasmo”.

OPORTUNIDADES
A analista de Meio Ambiente da Usiminas, Luziane Aparecida de Oliveira falou da satisfação da empresa e dos organizadores do Xerimbabo em saber que todo esforço em realizar o Projeto é válido. “Estamos muitos satisfeitos com o retorno deste trabalho, pois por meio do seminário conseguimos perceber o que os participantes têm aprendido e também aquilo que necessitam aprimorar, abrindo um leque de oportunidades para novos temas a serem desenvolvidos dentro do Xerimbabo. Esta é uma troca respeitável e que nos permite um retorno à comunidade”, enaltece Luziane.

O seminário aborda a parte ambiental do Projeto Xerimbabo e oferece diversos meios de trabalhar o tema com os alunos em sala de aula, também é uma oportunidade de conhecer mais sobre a etapa cultural do Projeto que acontece em sequencia no mês de junho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com