Cidades

Mais de 180 toneladas de entulho e terra foram recolhidas no Game

Morador foi multado em R$ 10 mil por descarte irregular: entidades apóiam ações da PMI

IPATINGA
– Cerca de 180 toneladas de terras e restos de construções foram recolhidas pelas equipes de limpeza urbana da Prefeitura de Ipatinga em toda extensão da Rua Tupis e região do Game, no bairro Iguaçu, na semana passada. As intervenções foram para desobstruir as vias para passagens de ônibus, caminhões e coleta de lixo domiciliar. “O grande volume de materiais despejados irregularmente por moradores nas ruas provoca transtornos em toda comunidade, representando ameaças à segurança e à saúde pública, além de causar danos ambientais que afetam a qualidade de vida da população”, esclarece o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Samuel José Gomes.

MULTA
Esta não foi a primeira vez que a Rua Tupis recebeu uma limpeza geral, com a retirada de muito lixo depositado de forma irregular por moradores. Na semana passada, um morador foi identificado e advertido por fiscais da PMI, com o compromisso de fazer a retirada do material descartado. Na última terça-feira (03), sem que qualquer providência fosse efetivada, os fiscais voltaram ao endereço e notificaram o morador para pagamento de uma multa de mais de R$ 10 mil por “depositar ou descarregar resíduos em local não aprovado pelo órgão ambiental”.

A limpeza na Rua Tupis consumiu três dias de trabalho das equipes da Prefeitura, que seguiram também pelas Ruas Goitacazes, Guajajaras, Jês, Tupiniquins, Turquesa, Timbiras e Dolomita. “Esse tipo de operação gera custos para o município que poderiam ser economizados, especialmente nesses momentos de crise financeira, e destinados a outras áreas. Por isso é importante os moradores se conscientizarem e fazerem a sua parte, no sentido de contribuir para a manutenção da nossa cidade limpa, sem sujeira e sem doenças”, pondera o secretário.

ABUSO
“Além de oneroso para o poder público, não é justo que alguns moradores sujem a cidade e todos os demais tenham de dividir essa conta, deixando de receber benefícios em serviços que poderiam ser disponibilizados com esses recursos”, complementa Samuel Gomes, salientando que ações extraordinárias como a realizada no Iguaçu são programadas de acordo com as demandas emergenciais.
Durante o ano, também, a Prefeitura executa um cronograma semanal de serviços urbanos e limpeza em todos os bairros e faz a coleta de lixo domiciliar, que acumula em média 4,5 toneladas por mês. Apenas no mutirão de limpeza da recente campanha de combate à dengue, chikungunya e zika vírus, até o mês de abril, foram removidas 10,2 mil toneladas de materiais despejados de forma irregular em áreas verdes, ruas, avenidas, praças e ciclovias da cidade. Em Ipatinga, cada cidadão é responsável pela correta destinação dos resíduos gerados em residências, comércios e indústrias, tendo em vista a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.


Associações apoiam ações da PMI na limpeza da cidade

IPATINGA – Representantes de entidades sociais se reuniram na Prefeitura de Ipatinga para manifestar a disposição de contribuir com a manutenção da limpeza urbana. A iniciativa do encontro foi elogiada pelo secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Samuel José Gomes, que recepcionou as lideranças comunitárias. “Constituir essa parceria com os moradores, de forma consolidada e solidária, é uma das metas da Administração Municipal, conforme orientação da prefeita Cecília Ferramenta, no resgate da cidade”, confirmou o secretário.

O encontro contou a participação de dirigentes das Associações de Moradores do Bairro Novo Cruzeiro (Ambanoc), do Jardim Panorama (Ampa), do Vila Celeste (Amovic) e de Defesa do Canaã (AMDC). Na pauta de discussões foram apresentadas e detalhadas diversas ações a serem desenvolvidas para garantir a manutenção da limpeza, incluindo o mapeamento de áreas públicas utilizadas irregularmente para depósito de entulhos na cidade e propostas de intervenções nesses locais.

ÁREAS RECUPERADAS
A iniciativa das lideranças comunitárias teve o propósito de ampliar a campanha de conscientização social em relação à limpeza da cidade. Nos últimos anos, a Prefeitura já conseguiu recuperar diversas áreas verdes que acumulavam materiais descartados pela própria comunidade, causando danos ambientais e ameaças à saúde pública. As entidades se colocaram à disposição para atuar em conjunto com a Prefeitura, numa espécie de “agenda permanente” de ações para manter a cidade limpa.

“Cada vez mais, é muito importante a adesão das entidades sociais nessa mobilização para despertar a consciência das pessoas e combater a prática ilegal de jogar lixos nas ruas e áreas verdes. O poder público sozinho não consegue limpar e manter toda a cidade. Somente com a participação da sociedade poderemos garantir que Ipatinga fique limpa, sem sujeiras e sem doenças”, concluiu o secretário da Sesuma, Samuel Gomes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com