Cidades

Mãe reivindica acessibilidade para a filha doente e obesa

Sem ter como andar, Marilda conta que Josiane não sai de casa para fazer tratamento médico há quase dois anos (Crédito: Nadieli Sather)

IPATINGA – A vida de Marilda Aparecida de Carvalho, 40 anos, não tem sido fácil. Em parte, isso se deve ao sofrimento de não poder dar um tratamento médico adequado para os seus dois filhos, que possuem problemas neurológicos.
Josiane Carvalho dos Santos, de 17 anos, nasceu com paralisia cerebral. O outro filho de Marilda, o adolescente Cleiton, de 14 anos, sofre de epilepsia e tem um sério problema de visão.
Com dois filhos dependentes de cuidados especiais, Marilda teve que optar por uma profissão de manicure, ofício que exerce sem ter que sair de casa. Diariamente, ela tem que preparar todas as refeições e dar banho em Josiane. Já Cleiton consegue fazer sua higiene pessoal sozinho.
A família mora na rua Dama da Noite, que fica na parte alta do bairro Bom Jardim. Para chegar até a residência de Marilda, há uma escada íngreme de 48 degraus. Como a filha hoje pesa mais de 100 quilos, para levá-la ao médico é preciso contar com a ajuda de vizinhos.
“Pedi muitas vezes para a Prefeitura construir uma rampa para que possa levar minha filha até a Unidade de Saúde. Tem dois anos que não consigo consultá-la com um neurologista. Ela fazia tratamento em Belo Horizonte no Hospital Sarah Kubitschek para recuperar os movimentos”, contou.

SOLIDARIEDADE
Através de uma rifa feita por uma conhecida, Marilda conseguiu comprar cimento, areia e brita para fazer as bases da rampa que vai ligar sua residência até a rua. O material acabou e ela não conseguiu nova doação.
“Meu marido trabalha como ajudante de pedreiro e conseguiu fichar há dois meses numa empresa de Timóteo. Quando ele não está trabalhando, sustento a casa com o dinheiro das unhas que faço. Mas não consigo comprar verduras e frutas para alimentar meus filhos com qualidade. O médico vive alertando que o excesso de peso da Josiane pode causar problemas cardíacos. Só que não posso fazer nada para ajudá-la. Não consigo sair de casa com ela sem uma cadeira de rodas adequada”, revelou.

CADEIRA
Além dos materiais para terminar de construir a rampa em frente a sua casa, Marilda também precisa comprar uma cadeira de rodas para Josiane. Devido ao excesso de peso, a antiga cadeira não pode mais ser utilizada.
“Dentro de casa, ela ainda consegue andar se arrastando pelo chão. Como são poucos cômodos, ela fica mais do lado de fora, sentada no sofá. Para tomar banho, é outro problema. Ela tem que ficar no chão para que eu consiga higienizá-la. Fora isso, ela usa fralda descartável, o que facilita um pouco”, falou.
A cadeira de rodas para banho custa em torno de R$ 3 mil. Já a outra cadeira para transportar Josiane pela rampa foi orçada pela família em R$ 6 mil. Sem condições para adquiri-la, Marilda disse esperar contar com a doação de empresários e igrejas de Ipatinga.
“As pessoas não acreditam quando digo que realmente preciso de ajuda. Podem vir à minha casa para conhecer meus filhos e ver as condições em que vivo. Não quero luxo, e sim dar melhores condições para meus filhos. Recebo cesta básica da igreja e toda ajuda que vier será bem-vinda”, pediu.

CONTATOS
Quem quiser ajudar a família de Marilda pode encontrá-la na rua Dama da Noite, n° 95. Os telefones de contato são (31) 3826-1725 ou (31) 8541-5562. A conta bancária para depósito é a Caixa Econômica, agencia 3125-13, conta corrente 2049-4.

 


Marilda Aparecida precisa de ajuda para terminar a rampa que vai ligar sua casa até a rua

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com