Internacionais

Maduro exorta militares a se manterem unidos

CARACAS (Reuters) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quinta-feira que as Forças Armadas do país devem se mostrar unidas e coesas, após o líder de oposição Juan Guaidó convocar os militares a apoiarem uma transição em busca de uma mudança de governo.

Em um ato transmitido pela TV estatal na manhã desta quinta-feira em uma unidade militar de Caracas, Maduro apareceu rodeado de membros do alto comando que também discursaram, alguns dos quais fazendo insultos a Guaidó e advertências para militares que sejam “desleais” ao presidente.

“As Forças Armadas têm de se mostrar unidas, coesas e subordinadas ao mandato constitucional perante o povo… têm de se mostrar Forças Armadas socialistas”, disse o presidente.

Maduro foi à sede militar junto ao ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, e ao alto comando militar, e se dirigiu a oficiais aos quais disse que “chegou a hora de combater e dar o exemplo”.

LEALDADE

Na tentativa de atrair as Forças Armadas, Guaidó apareceu na manhã de terça-feira em frente a uma base aérea de Caracas com dezenas de homens uniformizados, o que precedeu uma onda de protestos violentos.

Guaidó, presidente da Assembleia Nacional liderada pela oposição, é reconhecido como chefe de Estado legítimo da Venezuela pelos Estados Unidos, a União Europeia e outros países, enquanto Maduro conta com o apoio de países como Rússia, China e Cuba.

De acordo com autoridades dos EUA, o alto comando militar estava em discussões com a Suprema Corte e representantes de Guaidó sobre a saída de Maduro, o que envolveria garantias de que os membros das Forças Armadas poderiam manter seus empregos em um governo de transição.

Elliott Abrams, enviado especial dos EUA para a Venezuela, disse que Maduro não pode confiar em seus principais líderes militares.

“Mesmo quando eles dizem: ‘Eu sou totalmente leal, senhor presidente’, ele não pode contar com isso”, disse Abrams à emissora VPI na quarta-feira.

“Quase todo mundo estava envolvido com isso, e então Maduro tem que saber que o alto comando não é verdadeiramente leal e eles querem uma mudança”, acrescentou.

MORTOS EM PROTESTOS

O pedido de Guaidó por um levante na terça-feira, por meio de um vídeo em que ele apareceu cercado por dezenas de soldados que ele disse terem se juntado ao seu lado, não levou a sinais imediatos de uma mudança.

Resultou, no entanto, em dois dias seguidos de grandes manifestações de rua por todo o país, que deixaram centenas de feridos ou presos e quatro mortos devido aos esforços das forças de segurança para reprimir protestos, segundo grupos de direitos humanos.

Nesta quinta-feira, em um discurso firme ao lado de Maduro, o chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas, Remigio Ceballos, disse aos oficiais: “Vamos contra todos aqueles desleais”.

“Não aceitamos que nos dirijam de fora, estrangeiros. Podemos aceitar cooperação internacional que seja decidida na política internacional pelo comandante-em-chefe”, acrescentou Ceballos, segundo militar em importância dentro do alto comando.

“Não nos deixemos ser mandados por ninguém e muito menos por um idiota que se faz passar por presidente, não tenhamos medo de recusar isso”, enfatizou.

Guaidó, que evocou a Constituição para se autoproclamar presidente interino e foi reconhecido por dezenas de governos estrangeiros que questionam a reeleição de Maduro, ofereceu benefícios a funcionários públicos e militares que apoiem uma transição.

CONTROLE

Maduro, entretanto, ainda tem o controle das Forças Armadas.

O ministro da Defesa expressou sua recusa às propostas do líder opositor.

“Não venham comprar uma oferta enganosa… como se vocês não tivessem dignidade. Aqueles que tenham caído em vender sua alma deixam de ser soldados, não podem estar entre nós”, acrescentou Padrino.

Há fortes dúvidas de que a oferta de anistia feita por Guaidó e as promessas dos Estados Unidos de retirar sanções diante de uma eventual troca de governo serão suficientes para fazer com que um expressivo número de militares dê as costas a Maduro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com