Nacionais

Lula vai a 45% e Bolsonaro fica com 34% em pesquisa BTG/PSB

SÃO PAULO – Pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual, realizada por telefone e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida à Presidência da República, com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 34%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

ESPONTÂNEA

Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistado diz em quem pretende votar sem que os nomes lhe sejam apresentados, Lula cresceu três pontos percentuais —foi de 38% para 41%—, fora da margem de erro. Já Bolsonaro oscilou um ponto, de 31% para 32%, dentro da margem de erro. O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 12 e 14 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00603/2022.

ESTIMULADA

Essa é a primeira pesquisa BTG/FSB estimulada sem o nome do deputado federal André Janones (Avante), que desistiu da candidatura no dia 4 de agosto e passou a apoiar Lula. Veja a seguir os números:

Lula (PT): 45%

Jair Bolsonaro (PL): 34%

Ciro Gomes (PDT): 8%

Simone Tebet (MDB): 2%

Felipe D’Ávila (Novo): 0%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

José Maria Eymael (DC): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

Sofia Manzano (PCB): 0%

Leonardo Péricles (UP): 0%

Pablo Marçal (Pros): 0%

Roberto Jefferson (PTB): 0%

Nenhum: 5% Branco/nulo: 1%

Não sabe/não respondeu: 2%

1º TURNO

A soma das intenções de voto em D’Avila, Thronicke, Eymael, Vera Lúcia, Manzano, Péricles, Marçal e Jefferson dá 2%.

Como Lula tem 45% das intenções de voto e a soma dos outros candidatos dá 46%, o petista pode ganhar no primeiro turno, considerando a margem de erro (ele pode chegar a 47%). Com a retirada de Janones e a inserção de Thronicke como novo nome do União Brasil, a pesquisa estimulada desta semana não pode ser comparada com a edição anterior, divulgada em 8 de agosto, pois as listas de candidatos são diferentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com